Os Fiat Ducato, Doblò e Scudo foram lançados na Europa renovados. Ou seja, com nova motorização elétrica, design atualizado, bem como soluções inovadoras de conectividade. Começando pela linha Ducato e E-Ducato, trata-se da mais antiga entre os utilitários oferecidos pela marca. Afinal chegou ao mercado em 1981. Assim, para este lançamento, o destaque vai para a versão elétrica que ganhou 30% a mais de autonomia em relação ao modelo anterior.
VEJA TAMBÉM
Kia Bongo 4x4 chega com novidades e duas versões; veja os preços
Caminhão elétrico é o quarto mais vendido entre os médios; veja o ranking
Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil
A sua nova bateria de 110 kWh garante agora autonomia de até 424 km. Do mesmo modo, o sistema de carregamento é completamente novo. E permite carregar 80% da bateria em apenas 55 minutos. Além disso, graças à nova arquitetura elétrica, o E-Ducato chega com ADAS (Sistema de Direção Autônomo). O tornando-o no veículo comercial mais seguro do seu segmento. Na lista inclui sistema de frenagem de emergencia, leitura de placas de trânsito, sensor de estacionamento, assistente de leitura de faixa, entre outros
Publicidade
Versão diesel
Na versão diesel, traz novo motor MultiJet, com opções de potência de 120, 140, 180 cv combinada à transmissão manual de 6 marchas. Ou caixa automática de 8 velocidades.
Seja como for, o veículo conta com capacidade de carga de até 17 m³ e carga útil de até 1,5 t, para a versão elétrica. E 2 t para a versão com motor diesel.
Uma novidade para a linha Ducato é o banco “Eat&Work”. Ou seja, uma combinação de uma mesa frontal que permite colocar notebooks ou mesmo fazer as refeições de modo organizado. O espaço conta com porta-copos e também com espaço de armazenamento para canetas. A mesa pode girar em direção aos ocupantes para garantir o máximo conforto.
Por fim, a gama oferece chave de presença, central multimídia de 10”. Assim como cockpit com central totalmente digital de 7” e freio de estacionamento eletrônico.
Fiat E-Scudo também ganha novidades
O novo E-Scudo também chega com autonomia ampliada de 352 km na operação mista. No
que se refere à capacidade de carga, conta com o volume disponível de até 6,3 m³ e com até 1,25 t de carga útil para as versões elétricas. E de até 1,4 t de carga útil para versões térmicas.
Além disso, o seu tamanho compacto faz do Scudo o parceiro ideal para circular livremente no pelos centros urbanos. Podendo até entrar em garagens de prédio, já que conta com altura de apenas 1,90 m.
Em termos de segurança, está equipado com ADAS de série. Assim, como sistema de entretenimento e de conectividade.
Novos Doblò e E-Doblò
Essa família não é mais vendida no País, mas para o mercado Europeu também traz novidades. Nesse sentido, a versão BEV também ganhou mais autonomia, agora de 340 km no ciclo combinado, cidade e rodovia. Do mesmo modo, em 30 minutos é possível recarregar 80% o veículo.
Ambas as versões, elétrica e térmica, oferecem 1 t de carga útil. Além disso, na versão BEV há o Magic Plug. Ou seja, uma tomada elétrica que permite ao cliente ter energia para diversos usos específicos, transformando o Doblò numa verdadeira oficina móvel.
A estação Smartphone do novo Doblò é uma inovação que permite ao condutor controlar todos os dispositivos de entretenimento por meio de botões no volante ou comandos de voz.
Outra característica é o painel digital de 10'', que traz ainda a opção da câmera de ré. Além disso, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, juntamente com um display digital colorido personalizável de 10''. O modelo também traz os recursos ADAS.
Seja como for, sobre os novos veículos chegarem ao Brasil, a Fiat não confirma. Mas diz que no momento oportuno as novidades devem aterrissar por aqui. Do mesmo modo, a marca não confirma o retorno do Doblò e o E-Doblò.