O mercado de caminhões usados segue firme em 2025 e mantém o ritmo de expansão. Segundo levantamento da Fenauto, as vendas de veículos comerciais pesados somaram 41.582 unidades em setembro, um aumento de 3,3% em relação a agosto (40.252). Já no acumulado de janeiro a setembro, o setor alcançou 325.177 unidades, resultado 25,7% superior ao mesmo período de 2024, quando foram negociados 258.778 caminhões.
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Vendas se mantêm em alta apesar da menor oferta
Para o presidente da Fenauto, Enilson Sales, o desempenho positivo mostra que a recuperação do mercado de usados vem se consolidando.
“Os resultados de setembro reforçam o bom momento do setor de pesados. Mantivemos o volume acima de 40 mil unidades mensais. Portanto, seguimos com crescimento sólido sobre o ano passado”, afirma o executivo.
No entanto, ele pondera que a oferta de veículos mais novos vem diminuindo. “O estoque de caminhões seminovos está mais baixo porque o mercado de 0-km ainda não se recuperou totalmente. Isso reduz as opções disponíveis para renovação e revenda”, explica Sales.
Região Sudeste domina, mas Nordeste é destaque em crescimento
A Região Sudeste segue como o principal polo do mercado de usados, concentrando 845,3 mil unidades vendidas em setembro, embora tenha registrado retração de 6,5% frente a agosto. Mesmo assim, acumula 6,62 milhões de veículos comercializados no ano, alta de 16,7% em relação a 2024.
O Sul ficou na segunda posição, com 352,5 mil vendas (+4,1%), seguido pelo Nordeste, que apresentou o maior avanço do mês, de 5,8%, totalizando 263,3 mil unidades. Já o Centro-Oeste cresceu 3,6% e o Norte, 3,4%. No acumulado do ano, o Nordeste lidera o crescimento percentual, com alta de 27,3%, reflexo da expansão do agronegócio regional e da modernização de frotas de transporte de grãos e insumos.
Seminovos caem, mas usados antigos crescem
Quando se observa o tempo de uso, há uma inversão na tendência. Os seminovos (0 a 3 anos) registraram queda de 13,2% em setembro, com 301,3 mil unidades. Reflexo direto da menor oferta de veículos mais recentes no mercado.
Além disso, os usados jovens (4 a 8 anos) praticamente repetiram o desempenho de agosto (-0,2%). Enquanto os usados maduros (9 a 12 anos) cresceram 2,9%. Por fim, os veículos com mais de 13 anos, classificados como “velhinhos”, subiram 2,3% no mês e já representam 39,6% de todo o volume comercializado.
“O mercado absorve o que está disponível. Como há menos caminhões novos à venda e os preços seguem altos. Os veículos mais antigos ganham espaço nas transações”, diz Enilson Sales.
Caminhões usados devem fechar o ano com 440 mil unidades
Seja como for, desde o início de 2025, o segmento de pesados mantém média acima de 40 mil unidades mensais. Caso esse ritmo continue, o total do ano deve superar 440 mil caminhões negociados, contra 348 mil em 2024. Ou seja, um crescimento expressivo de cerca de 26% de a previsão se concretizar.
“Será um bom resultado, sem dúvida, se mantivermos essa média. O setor mostra resiliência mesmo em um cenário de crédito mais caro e menor renovação de frotas novas”, avalia Sales.

Ranking dos caminhões usados mais vendidos em setembro de 2025
Posição | Modelo | Unidades | Participação |
1 | Volvo FH | 3.029 | 7,28% |
2 | Ford Cargo | 2.707 | 6,51% |
3 | Mercedes-Benz Axor | 1.539 | 3,70% |
4 | Ford F-4000 | 1.520 | 3,66% |
5 | Mercedes-Benz Atego | 1.315 | 3,16% |
6 | Mercedes-Benz 1113 | 1.284 | 3,09% |
7 | Mercedes-Benz 1620 | 995 | 2,39% |
8 | Mercedes-Benz 710 | 874 | 2,10% |
9 | Volvo VM | 857 | 2,06% |
10 | Mercedes-Benz Actros | 788 | 1,90% |