Mercado

Fenauto prevê mais de 440 mil caminhões usados vendidos no Brasil em 2025

Venda de caminhões usados soma 325,1 mil unidades até setembro; Volvo FH é o mais vendid o e MB Actros volta para a lista

Andrea Ramos

14 de out, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Volvo FH, caminhões usados
Volvo FH, caminhões usados
Crédito:Volvo/Divulgação

O mercado de caminhões usados segue firme em 2025 e mantém o ritmo de expansão. Segundo levantamento da Fenauto, as vendas de veículos comerciais pesados somaram 41.582 unidades em setembro, um aumento de 3,3% em relação a agosto (40.252). Já no acumulado de janeiro a setembro, o setor alcançou 325.177 unidades, resultado 25,7% superior ao mesmo período de 2024, quando foram negociados 258.778 caminhões.

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Vendas se mantêm em alta apesar da menor oferta

Para o presidente da Fenauto, Enilson Sales, o desempenho positivo mostra que a recuperação do mercado de usados vem se consolidando.

“Os resultados de setembro reforçam o bom momento do setor de pesados. Mantivemos o volume acima de 40 mil unidades mensais. Portanto, seguimos com crescimento sólido sobre o ano passado”, afirma o executivo.

No entanto, ele pondera que a oferta de veículos mais novos vem diminuindo. “O estoque de caminhões seminovos está mais baixo porque o mercado de 0-km ainda não se recuperou totalmente. Isso reduz as opções disponíveis para renovação e revenda”, explica Sales.


Região Sudeste domina, mas Nordeste é destaque em crescimento

A Região Sudeste segue como o principal polo do mercado de usados, concentrando 845,3 mil unidades vendidas em setembro, embora tenha registrado retração de 6,5% frente a agosto. Mesmo assim, acumula 6,62 milhões de veículos comercializados no ano, alta de 16,7% em relação a 2024.

O Sul ficou na segunda posição, com 352,5 mil vendas (+4,1%), seguido pelo Nordeste, que apresentou o maior avanço do mês, de 5,8%, totalizando 263,3 mil unidades. Já o Centro-Oeste cresceu 3,6% e o Norte, 3,4%. No acumulado do ano, o Nordeste lidera o crescimento percentual, com alta de 27,3%, reflexo da expansão do agronegócio regional e da modernização de frotas de transporte de grãos e insumos.

Seminovos caem, mas usados antigos crescem

Quando se observa o tempo de uso, há uma inversão na tendência. Os seminovos (0 a 3 anos) registraram queda de 13,2% em setembro, com 301,3 mil unidades. Reflexo direto da menor oferta de veículos mais recentes no mercado.

Além disso, os usados jovens (4 a 8 anos) praticamente repetiram o desempenho de agosto (-0,2%). Enquanto os usados maduros (9 a 12 anos) cresceram 2,9%. Por fim, os veículos com mais de 13 anos, classificados como “velhinhos”, subiram 2,3% no mês e já representam 39,6% de todo o volume comercializado.

“O mercado absorve o que está disponível. Como há menos caminhões novos à venda e os preços seguem altos. Os veículos mais antigos ganham espaço nas transações”, diz Enilson Sales.


Caminhões usados devem fechar o ano com 440 mil unidades

Seja como for, desde o início de 2025, o segmento de pesados mantém média acima de 40 mil unidades mensais. Caso esse ritmo continue, o total do ano deve superar 440 mil caminhões negociados, contra 348 mil em 2024. Ou seja, um crescimento expressivo de cerca de 26% de a previsão se concretizar.

“Será um bom resultado, sem dúvida, se mantivermos essa média. O setor mostra resiliência mesmo em um cenário de crédito mais caro e menor renovação de frotas novas”, avalia Sales.

MB Actros, caminhões usados
O Mercedes-Benz Actros retorna para a lista dos 10 usados mais vendidos - Mercedes-Benz/Divulgação

Ranking dos caminhões usados mais vendidos em setembro de 2025

PosiçãoModeloUnidadesParticipação
1Volvo FH3.0297,28%
2Ford Cargo2.7076,51%
3Mercedes-Benz Axor1.5393,70%
4Ford F-40001.5203,66%
5Mercedes-Benz Atego1.3153,16%
6Mercedes-Benz 11131.2843,09%
7Mercedes-Benz 16209952,39%
8Mercedes-Benz 7108742,10%
9Volvo VM8572,06%
10Mercedes-Benz Actros7881,90%
Fonte: Fenauto

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