A 24ª Fenatran está chegando, e as empresas do setor estão prontas para mostrar suas ofertas de produtos e serviços direcionados ao transporte rodoviário de carga. Diferente da edição anterior, cuja feira serviu de vitrine para mostrar todas as novidades com tecnologia Euro 6, neste ano as empresas querem fazer negócios.
Por isso, as fabricantes de caminhões, que são as principais atrações da Fenatran, já projetam incremento nos negócios em relação a edição do evento em 2022. A projeção positiva se deve ao bom desempenho da indústria em 2024.
VEJA TAMBÉM
Brabus Big Boy 1200 é um motorhome com inspiração esportiva
DHL vai operar caminhões Nikola movidos a hidrogênio nos EUA
Grupo SADA transforma frota de caminhões diesel para gás
Publicidade
Segundo a Anfavea, a indústria registrou 100 mil caminhões vendidos no País no início de outubro. É neste clima festivo que as empresas vão lançar novidades também relacionadas ao pós-venda. Bem como mostrarão veículos com tecnologias que surgem como alternativas ao diesel. E serviços relacionados às demandas da sustentabilidade.
Os visitantes ainda terão a oportunidade de participar de diversas ativações. Por exemplo, palestras e test-drives de caminhões no espaço externo para uma experiência prática. Confira a a seguir algumas das novidades que estarão na Fenatran 2024.
Nova Ford Transit estreia na Fenatran 2024
A Ford vai mostrar a nova geração da Transit nesta edição da feira. O modelo chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025 com mudanças internas, além de mais equipamentos de série. A gama será ampliada com novas versões com configurações e capacidades diferentes. Além disso, a fabricante vai mostrar a Ranger XL e XLS nas versões com cabine simples. Os modelos oferecem a vantagem da maior capacidade de carga, com 1.250 kg e 1.876 litros.
Iveco quer vender caminhão a gás
A Iveco leva para a Fenatran 2024 a temática "Criando Novos Caminhos". Dessa forma, a fabricante vai reforçar a oferta de uma portfólio "multienergético". Conforme já apresentado na edição de 2022, a marca vai levar o S-Way a gás biometano. Bem como a eDaily, versão 100% elétrica da van. Ambos os veículos já estão à venda no Brasil desde o início deste ano.
Outra novidade que a marca deve começar a negociar na feira é o Tector a gás. Já em relação aos serviços, o destaque é o sistema de conectividade Iveco On e Nexpro Connect. As plataformas permitem gerenciar 100% da frota em um único portal.
Mercedes-Benz terá novidades em eletrificação
A Mercedes-Benz vai levar algumas novidades para a feira. Destaque para o Accelo com desenho totalmente repaginado. Além de novos equipamentos para o Actros, que ganhou o sobrenome Evolution, bem como cabine leito para o Arocs de madeira e cana. E a versão do Atego 1719 com suspensão full air dianteira e traseira.
Mas a marca promete mais atrações. E tudo indica que será no campo da eletrificação. O que a Mercedes-Benz guarda a sete chaves é sobre qual modelo a marca vai trazer com a tecnologia a bateria. A conferir na abertura da Fenatran 2024.
Na área de serviços, a marca da estrela vai mostrar o Mercedes-Benz Truck Uptime. Ou seja, ferramenta que monitora em tempo real os principais componentes e sistemas dos veículos da frota por meio de inteligência artificial. Assim, garante maior tempo de operação dos veículos e reduz custos com reparos emergenciais. Além disso, a marca apresenta o Complete Flex, plano de manutenção em que o cliente paga pelo quilômetro rodado.
Scania aposta na "multienergia"
O principal destaque da Scania na Fenatran 2024 é o caminhão 30 G. Trata-se do primeiro cavalo mecânico elétrico do País. O modelo, que parte de R$ 2,5 milhões, tem 250 km de autonomia. Por essa razão, sua vocação é urbana e regional. O seu motor elétrico desenvolve 310 cv de potência e torque máximo de 117 mkgf. E o modelo traz um pacote com duas baterias com capacidade total de 416 kWh.
Além do caminhão elétrico, a Scania vai apresentar o P 250 e P 280 agora com motor de 7 litros. Do mesmo modo, vai mostrar o novo painel Smart Dash. Conforme adiantado pelo Estradão, os caminhões da marca chegam com novo quadro de instrumentos que passa a ser digital com tela de 12,3 polegadas. Outra novidade é o multimídia com tela sensível ao toque nas versões de 10,1" e 12,9".
Volkswagen renova toda a família de caminhões
A Volkswagen Caminhões vai mostrar ao público o Meteor com nova cabine Highline. Assim, a gama formada pelos modelos 28.480 6x2 e 29.530 6x4 sai de fábrica com painel digital de série. O display do computador de bordo conta com mais de 80 funções. Porém, o que chama a atenção é a tela colorida, de fácil acesso via volante multifuncional.
A novidade é de série no Meteor e opcional para as famílias Constellation e Delivery. Outro lançamento é o Constellation 20.480 4x2 com motor de 13 litros MAN D26. Modelo destinado às operações de médias distâncias rodoviárias.
Volvo vai destacar linha 2025 do caminhão FH
A Volvo vai destacar na Fenatran a linha 2025 do caminhão FH. O destaque é o retrovisor por câmeras e a evolução dos sistemas de segurança ativo, como, por exemplo, a nova geração do sistema I-See. Além da topografia da estrada, agora o recurso antecipa curvas e rotatórias.
Ademais, outros destaques são os modelos FM Electric e o FH flex. Além dos vocacionais como o recém-lançado FMX 6x6. Por fim, a marca sueca vai lançar na Fenatran 2024 uma novidade em seguros vinculada ao Volvo Connect, sua plataforma de conectividade.
Chinesa XCMG estreia na Fenatran 2024
Além de fazer a sua estreia na Fenatran 2024, a XCMG vai lançar pelo menos três caminhões no Brasil. Conforme antecipamos no Estradão, a marca chinesa vai lançar na feira um caminhão leve, com PBT de 10 t, bem como o já anunciado E7-18T de 16 t de PBT, para atender, sobretudo, atividades como coleta de lixo.
A marca também vai lançar no País o E7-80, maior caminhão elétrico em termos de motorização, com potência de 747 cv e torque de 2857 mkgf. Sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 80 toneladas.
A Fenatran 2024 ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, na zona Sul de São Paulo (SP). A entrada é gratuita, mas é necessário fazer o credenciamento no site da feira.