Sinais dos novos tempos, os caminhões com motores de baixa ou zero emissão de CO2 se destacaram na Fenatran 2024. Impulsionados por legislações ambientais e metas ESG da indústria, os veículos com sistemas de motorização alternativos ao diesel convencional deixaram de ser uma tendência e hoje são realidade.
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A feira do setor de transporte rodoviário realizada em São Paulo reuniu veículos com motorização elétrica, a gás, biodiesel e até um híbrido. Além disso, esses modelos cobrem todas as categorias de caminhões no Brasil, dos leves aos extrapesados, e oferecem ao mercado opções com diferentes níveis de sustentabilidade.
Elétricos
Novo VW e-Delivery 11
O e-Delivery, caminhão elétrico leve da Volkswagen Caminhões e Ônibus, avançou para a segunda geração. De acordo com o fabricante, o motor do modelo reformulado teve o torque elevado para 219,2 mkgf, um aumento de 7% em relação à gama anterior. Por enquanto, essa evolução está disponível apenas para a versão e-Delivery 11, com peso bruto total de 11.400 kg. Ademais, o modelo pode receber até seis pacotes de bateria que somados oferecem 190 kWh e uma autonomia de 250 quilômetros.
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Scania 30 G
O modelo 30 G 4x2, primeiro cavalo mecânico da Scania apresentado em uma edição da Fenatran, tem motor elétrico de 407 cv e 117,2 mkgf de torque. Conforme dados do fabricante, o caminhão conta com dois pacotes de baterias que fornecem 416 kWh, permitindo um alcance de 300 quilômetros em percursos planos. O caminhão fabricado na Suécia está disponível para encomenda no Brasil por R$ 2,5 milhões, mas as entregas aos clientes começarão apenas em 2026.
XCMG E3-10T
Estreando na Fenatran 2024, a montadora chinesa XCMG lançou o caminhão elétrico E3-10T durante a feira. Inserido na categoria de caminhões leves, o modelo com PBT de 10 toneladas vem com motor de 270 cv e 112,1 mkgf de torque. A bateria tem capacidade máxima de 107 kWh, garantindo autonomia de até 250 quilômetros, dependendo da carga e do percurso, de acordo com a montadora.
Híbrido
VW Meteor Hybrid
Desenvolvido inteiramente no Brasil, o Meteor Hybrid é um caminhão conceitual com motorização híbrida. O modelo exposto na Fenatran 2024 combina o motor a diesel de 480 cv original do Meteor com um eixo elétrico auxiliar, que fornece mais 200 cv, desenvolvido pela Suspensys, uma marca do grupo brasileiro Randoncorp. De acordo com a VWCO, o veículo tem potencial para reduzir em mais de 90% as emissões de CO2.
Biodiesel
Volvo FH B100 Flex
Atualmente, a legislação brasileira exige que o diesel vendido no País contenha 14% de biodiesel em sua composição. No entanto, o novo Volvo FH B100 Flex roda totalmente abastecido com o combustível de origem vegetal. Além disso, ele também é flex, aceitando os dois combustíveis em qualquer proporção. A Volvo vende o modelo somente sob consulta, direcionado principalmente para a indústria de biodiesel.
Gás
Constellation 26.280 Biometano
A VWCO apresentou na Fenatran 2024 o Constellation 26.280 movido a biometano, com testes programados para 2025. Segundo o fabricante, o modelo possui a maior capacidade de armazenamento de gás renovável no Brasil (240 m³). Além disso, a montadora também informou que o caminhão reduz até 90% as emissões de CO2 comparado ao modelo com motor diesel.
Iveco Tector NG
O caminhão semipesado Iveco Tector NG é a variante com motor 5.9 litros movido a gás, sendo compatível com GNV e biometano. O veículo possui seis cilindros de 80 litros para armazenar o combustível gasoso e um PBT de 17 toneladas. De acordo com a marca, o propulsor entrega 204 cv de potência e torque máximo de 76,4 mkgf, enquanto o alcance é de até 350 quilômetros.
Iveco S-Way NG
A Iveco também apresentou na Fenatran 2024 o caminhão a gás S-Way NG, que pode receber GNV ou biometano. O modelo extrapesado rodoviário com tração 6x2 entrega 460 cv de potência e 203,9 mkgf de torque, com capacidade máxima de tração de 53 toneladas. O veículo possui oito cilindros de gás de 120 litros cada, que garantem um alcance de 500 quilômetros.