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FedEx adiciona mais vans elétricas à operação brasileira para reduzir emissões

FedEx adquiriu 24 vans elétricas Mercedes-Benz eSprinter; modelos ficam baseados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Thiago Vinholes

21 de ago, 2025 · 4 minutos de leitura.

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FedEx, eSprinter, Mercedes-Benz
Van elétrica eSprinter tem alcance de até 478 quilômetros
Crédito:FedEx/Divulgação

A FedEx anunciou que incorporou 27 novas vans elétricas Mercedes-Benz eSprinter à sua operação no Brasil. Com essa aquisição, a companhia passa a contar com 52 veículos elétricos em serviço no País, distribuídos entre Sumaré (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Betim (MG) e São Paulo (SP).

De acordo com a empresa, a eletrificação da frota é parte da estratégia global de alcançar operações neutras em carbono até 2040. A FedEx opera veículos elétricos no Brasil desde 2013, utilizando vans e motocicletas, sobretudo para entregas de última milha e áreas de alto tráfego urbano.

“Estamos focados em adotar soluções tecnicamente viáveis e economicamente sustentáveis, que aumentem a eficiência e contribuam para a redução de emissões, sem comprometer a qualidade do serviço”, disse Camila Lima, vice-presidente de Operações da FedEx no Brasil.

Uso de energia renovável

Além de ampliar a frota elétrica, a FedEx tem investido em energia renovável em suas unidades brasileiras. Dessa forma, a companhia instalou painéis solares na unidade de Serra (ES) e migrou instalações em Cajamar (SP) e São Paulo (SP) para o Mercado Livre de Energia.

Atualmente, 12 unidades no País já operam com fontes renováveis, incluindo Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Petrolina e Vitória. Segundo a FedEx, o objetivo é reduzir a pegada de carbono e integrar a eletrificação da frota com soluções de energia limpa.


Modernização da frota convencional

A FedEx também tem renovado sua frota a combustão. A empresa informou que veículos mais antigos estão sendo substituídos por modelos mais eficientes com motores Euro 6, que emitem menos poluentes. Atualmente, a frota terrestre da empresa no Brasil tem idade média de sete anos.

“A eletrificação da frota da FedEx, agora com a inclusão da eSprinter, é um exemplo concreto do nosso compromisso com a transformação do transporte urbano e rodoviário. Com alto desempenho, versatilidade de aplicação e zero emissões, a Sprinter elétrica oferece uma solução robusta e inteligente para operações de logística sustentável”, afirmou Fabio Silva, head de Vendas de Vans da Mercedes-Benz Brasil

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