A Farizon, marca de veículos comerciais do grupo chinês Geely, acaba de estrear no Brasil com uma linha inicial composta por três produtos: as vans elétricas V6E e SuperVAN e o caminhão leve H9E também movido a bateria. A operação é representada pelo Grupo Timber, de Curitiba (PR), que distribuirá os modelos a partir de setembro.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz Sprinter Robustez é nova versão para operações severas, mas sem 4x4
- Caminhão a hidrogênio da GWM chega ao Brasil em julho para testes
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
A chegada da Farizon ocorre em um momento de crescimento do mercado brasileiro de veículos comerciais elétricos, impulsionado pela demanda por soluções sustentáveis no transporte urbano de cargas. O segmento já conta com opções de diversas capacidades e configurações oferecidas por fabricantes como Mercedes-Benz, Ford e marcas do grupo Stellantis, além da brasileira Arrow One. Nesse sentido, o cenário também tem sido moldado por montadoras chinesas como BYD, Foton e JAC Motors, que vêm ampliando sua presença no País com portfólios variados de modelos eletrificados de serviço.

Foco inicial das regiões Sul e Sudeste
Além da parceria com sete revendas do Grupo Timber nas regiões Sul e Sudeste, a Farizon contará com uma concessionária exclusiva em Curitiba. A abertura da loja está programada para setembro, junto com o lançamento dos veículos. Ademais, a empresa planeja inaugurar em breve uma unidade própria em São Paulo (SP). Essas instalações funcionarão como vitrines da marca e bases de suporte técnico. O fabricante também vai implementar um programa de oficinas volante, serviço de manutenção e reparo que vai até onde o cliente. No médio prazo, o objetivo é ter pontos venda em todos os estados brasileiros.
De acordo com Fernando Ávila, especialista de produto do Grupo Timber, a Farizon espera vender cerca de 500 veículos até o fim de 2025. “O primeiro lote, com 200 unidades importadas, chegará em agosto”, revelou. Para 2026, a previsão é emplacar entre 1.000 e 1.200 veículos. “Primeiro vamos acompanhar as necessidades do mercado para, depois, seguir com uma programação de volumes maiores ao longo do ano que vem”, explicou Ávila.
Portfólio da Farizon inclui vans, ônibus e caminhões elétricos

A Farizon é uma marca relativamente recente. Fundada em 2014, foi a primeira fabricante chinesa dedicada exclusivamente à produção de veículos comerciais elétricos. Em 2024, a empresa vendeu cerca de 110 mil unidades na China, o que representou aproximadamente 20% de todo o mercado nacional de modelos do segmento com motorização elétrica.
Na China, a empresa oferece uma linha diversificada de veículos, que inclui vans, utilitários, ônibus urbanos e rodoviários, bem como caminhões leves e pesados. Todos os modelos utilizam motorização elétrica ou a hidrogênio — como é o caso do caminhão pesado Homtruck, que ainda está em fase de testes.

Questionado sobre trazer mais opções de veículos da Farizon ao Brasil, o especalista de produto do Grupo Timber afirmou que “muito em breve” a marca terá mais um lançamento no País, mas não revelou o modelo. “Pensamos na linha de pesados para mais adiante. Esse é um mercado totalmente diferente, muito amplo e que merece uma atenção dedicada”, concluiu.