A Librelato apresenta ao mercado o seu tritrem florestal da série Evolut. O implemento de seis eixos tem peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas. Dessa forma, serve ao transporte de toras de madeiras reflorestadas de até 7,2 metros.
O modelo da implementadora conta com chassi rebaixado. Assim, torna mais fácil a operação de carga e descarga. Trata-se de um chassi de alta resistência. Além disso, chega com suspensão pneumática. O que traz maior vida útil ao veículo, bem como conforto para o motorista.
Vale ressaltar que o implemento conta com três fueiros com capacidade de 9 t em cada semirreboque do tritrem. Além de catracas autotensionadoras que garantem agilidade e praticidade na operação.
Publicidade
LEIA MAIS
BYD e Volvo apresentam novos ônibus elétricos no Brasil
Casa Siga Bem tem massagem, cabeleireiro e médico para caminhoneiros
Sest Senat abre curso gratuito para quem quer dirigir caminhões e ônibus
Seja como for, de acordo com a Librelato, o implemento se adequa ao transporte de toras reflorestadas. Ou seja, segmento em alta no País. Para isso, a fabricante ainda oferta o bitrem e o reboque florestais. Mas, um dos diferenciais do novo equipamento é o sistema de telemetria. Nesse sentido, o tritrem conta com monitoramento de temperatura e de pressão dos pneus. Ou seja, torna a gestão mais assertiva, sobretudo dos pneus que no transporte de toras rodam com frequência no uso misto.
Porta-container da Olivo atende setor rodoviário
O Grupo Olivo apresenta seu porta-container destinado à operação pesada. Nesse sentido, o equipamento está dimensionado com 12 engates para transportar contêineres de 40 pés. Mas há ainda a versão com quatro engates para acomodar containers de 20 pés.
Seja como for, o implemento atende caminhões com tração 4x2 e 6x2. Dessa forma, cobre um leque maior de operações de transporte.
Sobre a robustez, de acordo com a Olivo, as vigas do implemento são em perfil em "I" de aço de alta resistência com travessas em perfil em "U" interligadas. Nesse sentido, o pino-rei é flangeado, de duas polegadas, em acordo com a norma NBR 5548.
O conjunto de suspensão é mecânico, do tipo balancin, sem necessidade de lubrificação. Ademais, o sistema conta com suportes de mola estampados em aço estrutural, braços tensores fixos e reguláveis e molas semielípticas de 13 t de capacidade.
A superfície do porta-container é preparada com jato de granalha e pintura em tinta PU com dupla função. Assim, garante mais vida útil contra intempéries.