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Fabricante de caminhões a hidrogênio, Hyzon encerrará operação

Fabricante norte-americana de caminhões elétricos a célula de combustível, Hyzon Motors encerra operações com pouco mais de 100 veículos entregues

Thiago Vinholes

08 de jan, 2025 · 3 minutos de leitura.

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Hyzon
Caminhão HyHD8-200 da Hyzon
Crédito:Hyzon Motors/Divulgação

A Hyzon Motors, fabricante de caminhões a hidrogênio, anunciou no fim de dezembro o encerramento de suas operações. Em comunicado, a empresa informou que seu conselho decidiu por dissolver a companhia e organizar a distribuição dos ativos restantes aos credores.

Em 20 de dezembro, a companhia emitiu uma “Notificação de Ajuste e Requalificação do Trabalhador” (WARN) aos reguladores, devido a falta de recursos para continuar a operação. O WARN é um dispositivo que protege os trabalhadores em casos de demissões em massa ou fechamento de locais de trabalho nos Estados Unidos. De acordo com a lei, a empresa deve avisar por escrito os funcionários amparados pela norma trabalhista sobre o desligamento com 60 dias de antecedência.

A Hyzon citou sua incapacidade de levantar fundos e a incerteza futura relacionada à disponibilidade de subsídios governamentais, sobretudo o “California Hybrid and Zero-Emission Truck and Bus Voucher Incentive Project”. De acordo com a empresa, a indefinição sobre o subsídio do estado da Califórnia fez os clientes adiarem ou suspenderem suas decisões de compra.


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"A empresa não consegue continuar suas operações em andamento com seu caixa atual e fluxo de caixa futuro previsto e não conseguiu garantir capital, dívida ou outro financiamento suficiente", informou a Hyzon aos acionistas.

Por força do WARN, a Hyzon seguirá ativa até fevereiro de 2025. No entanto, a empresa informou que durante esse período continuará tentando levantar fundos ou encontrar um comprador para dar continuidade ao negócio.

Hyzon teve vida curta

Estabelecida em 2020 como um desdobramento da Horizon Fuel Cell Technologies, fundada em 2003, a Hyzon concentrou-se no desenvolvimento de caminhões e ônibus movidos a células de combustível. Até o fim de 2023, a empresa entregou um total de 107 veículos. No ano passado a fabricante não registrou entregas.


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