A “Giga Nevada”, fábrica da Tesla Motors que produzirá o caminhão elétrico Semi, está em construção. Hinrichs Zane, piloto de drone que observa regularmente as atividades da empresa em Lake Tahoe, Nevada, nos Estados Unidos, fez essa afirmação no X. A publicação inclui um vídeo com uma tomada aérea que mostra a entrega de materiais de construção para o início da obra.
- VEJA MAIS:
- Novo Tatra Phoenix tem cabines e motores DAF
- Roubo de carga recua 20,6%, mas números continuam altos
- Feira do Cegonheiro, em S. Bernardo, espera público recorde neste ano
Apresentado como um veículo conceito em 2017, o Tesla Semi deveria entrar em produção seriada em 2019, conforme anunciou o fabricante. No entanto, a montadora de Elon Musk adiou a construção da fábrica de caminhões elétricos para focar em outros projetos. Além disso, mudou o local de produção. Inicialmente, montariam o modelo na Giga Texas, em Austin, Texas. Hoje, essa planta fabrica a picape elétrica Cybertruck, lançada nos EUA em novembro de 2023.
Legit Breaking News - Massive steel delivery at Giga Nevada for High-Volume Tesla semi factory.
It is finally kicking into gear. Complete video in a few hours.
This means I will increase frequency of flights. pic.twitter.com/CixcSoQID4— Zanegler (@HinrichsZane) July 7, 2024Publicidade
Apesar do aparente início da construção da instalação de montagem em Lake Tahoe, a Tesla, entretanto, ainda não se pronunciou sobre o início das obras no local.
Embora ainda não tenha uma linha de produção em série dedicada, a Tesla produziu cerca de 100 exemplares do Semi. Esses veículos foram construídos artesanalmente numa instalação nos arredores da Giga Nevada. A produção atendeu a um pedido da PepsiCo, que recebeu os primeiros caminhões elétricos em 2022. o veículo também está em serviço nos EUA com a Costco e o Walmart.
Atividades na fábrica do Tesla Semi começam em 2025
A produção em larga escala do Semi está programada para começar no final de 2025, com as primeiras entregas aos clientes previstas para 2026. Dan Priestley, gerente de produto da Tesla Motors responsável pelo caminhão elétrico, revelou essa informação durante a conferência de resultados da companhia no primeiro trimestre deste ano.
Hoje uma referência no setor de automóveis elétricos, a Tesla Motors tem grandes ambições no segmento de veículos pesados movidos a bateria. A fabricante planeja produzir cerca de 50 mil exemplares do Semi. Se alcançar esse volume, a Tesla se tornará um dos maiores fornecedores de caminhões na América do Norte.
Tesla Semi tem mais de 1.000 cv de potência
O Tesla Semi ainda é um produto em fase de maturação e, por isso, as especificações técnicas não são completamente conhecidas. Por ora, o que se sabe é que o caminhão tem três motores elétricos instalados nos eixos traseiros. Conforme a fabricante, esse conjunto entrega potência total equivalente a 1.020 cv, bem como 145 mkgf de torque. Esses números, no entanto, podem não ser definitivos.
A energia para move o caminhão elétrico da Tesla Motors vem de um conjunto de baterias com capacidade de 900 kWh. De acordo com o fabricante, isso é suficiente para garantir autonomia de 800 km. Além disso, o modelo pode transportar até 37 toneladas.