Notícias

Fábrica de Wörth, a maior da Mercedes-Benz, completa seis décadas de produção

Complexo de Wörth reúne a principal linha de montagem da Daimler Truck e já superou os 4 milhões de caminhões produzidos

Thiago Vinholes

24 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Daimler Truck, Mercedes-Benz, Wörth
Originalmente concebida como uma fábrica de componentes, a planta de Wörth hoje concentra a montagem final de caminhões leves, médios e pesados
Crédito:Daimler Truck/Divulgação

A fábrica da Daimler Truck em Wörth am Rhein, na Alemanha, completou 60 anos desde o início da montagem do primeiro caminhão Mercedes-Benz completo. O modelo inaugural, um LP 608 verde, saiu da linha de produção em julho de 1965. Antes disso, a planta já operava desde outubro de 1963, com a fabricação de cabines destinadas a outras unidades do grupo alemão.

Com o tempo, a planta de Wörth passou por mudanças estruturais. Originalmente concebida como uma fábrica de componentes, teve seu papel redefinido no início dos anos 1960. A então Daimler-Benz decidiu centralizar no local a montagem final de caminhões leves, médios e pesados. A partir daí, a produção deixou de se concentrar apenas em partes isoladas e passou a abranger veículos completos.

Daimler Truck, Mercedes-Benz, Wörth, LP 608
Um LP 608 verde foi o primeiro caminhão produzido em Wörth - Daimler Truck/Divulgação

Unidade produz caminhões elétricos e veículos especiais

Atualmente, Wörth é a maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, com cerca de 3 milhões de metros quadrados de área total e capacidade para montar até 470 caminhões por dia. Com aproximadamente 10 mil funcionários, a planta é o segundo maior empregador da Renânia-Palatinado, estado alemão onde está localizada a planta.

Entre os modelos atualmente produzidos em Wörth estão os caminhões das linhas Actros, Arocs e Atego, além dos veículos especiais Unimog e Zetros. Além disso, a fábrica produz os modelos elétricos da marca. O eActros 300/400, voltado ao transporte em centros urbanos, entrou em linha em 2021. Já o eEconic, com foco em serviços municipais, começou a ser produzido em 2022. Por fim, o eActros 600, caminhão pesado para rotas de longa distância, é montado no local desde o fim de 2024.


Daimler Truck, Mercedes-Benz,
A Mercedes-Benz já produziu mais de 4,4 milhões de caminhões em Wörth - Daimler Truck/Divulgação

Fábrica em Wörth ultrapassou 4 milhões de veículos produzidos

Ao longo dos 60 anos, a fábrica registrou números expressivos. Em 1975, a linha de montagem produziu o caminhão de número 500 mil. Em 1980, a unidade alcançou o marco de 1 milhão de unidades, e em 1991, chegou a 1,5 milhão. Desde então, a planta em Wörth já produziu mais de 4,4 milhões de caminhões. Desse total, a montadora exportou mais de 800 mil como kits CKD para montagem final em outros países.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião