O Exército Brasileiro recebeu um lote de novos caminhões Tatra 8x8 configurados para o transporte do sistema Improved Ribbon Bridge (IRB), uma ponte flutuante. Os veículos, fabricados na República Checa, desembarcaram no Porto de Paranaguá (PR) e seguiram para 3º Batalhão de Engenharia de Combate, o Batalhão Conrado Bittencourt, em Cachoeira do Sul (RS).
- VEJA MAIS:
- Implementos pesados têm alta de vendas em julho, mas ano acumula queda
- Inmetro reconhece laboratório da Marcopolo para certificações globais
- Volvo FH lidera nos caminhões pesados, mas segmento segue em recuo
O lote inclui três viaturas que fazem parte do processo de modernização do Exército Brasileiro, iniciado em 2019. Desde então, a força terrestre recebeu 19 caminhões Tatra para operações com o sistema IRB. Os modelos são operados por batalhões do Exército nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As informações são do site Plano Brazil.
Caminhão do Exército com ponte flutuante
Segundo a classificação do Exército, os novos caminhões são da categoria “Veículos de Transporte Especial – Engenharia Transporte de Portada” (VTE-Eng TRNP PRTD). Ou seja, os Tatra 8x8 estão preparados para transportam as pontes flutuantes em todo tipo de terreno.
Caminhões operam com batalhões do EB sediados em SC e RS - Exército Brasileiro/Divulgação
Assim, é possível montar rapidamente o sistema IRB sobre rios, lagos e áreas alagadas para operações militares e ou ações de resposta a desastres. Flutuantes, as pontes também servem como balsas em trechos curtos e podem transportar até 80 toneladas. Dessa forma, garantem meios de travessia para qualquer veículo blindado da atual frota do Exército Brasileiro, por exemplo.
Conforme dados da fabricante, os caminhões têm motor diesel de oito cilindros, capaz de gerar 407 cv de potência e 214 mkgf de torque. Como resultado, os Tatra 8x8 chegam a 100 km/h. Além disso, a capacidade de carga útil é de 9 toneladas e autonomia chega a 700 km.