A Scania vai ampliar o portfólio de caminhões a gás no Brasil. Está previsto para o mês de maio a chegada da versão R 460 X-Gas. Ou seja, a cabine R está de volta aos caminhões a gás de maior autonomia da marca.
Vale lembrar que a Scania começou a vender caminhões a gás no Brasil com a cabine R, no R 410, em meados de 2019. Mas, em 2023, com a chegada da geração X-Gas, com mais alcance, os caminhões passaram a ser equipados com a cabine G (menor e mais estreita frente à cabine R). Assim, não comprometendo o peso de balança.
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Todavia, no final do ano passado, o Contran liberou 1 t adicional de capacidade no eixo dianteiro, válido para os caminhões elétricos e a gás. Assim, saindo das 6 t para 7 t. O que tornou possível o retorno da cabine R no veículo com motor a gás.
“Agora com 1 t adicional podemos introduzir a cabine R com teto alto. Sendo uma opção muito boa para o transportador, que pode utilizar a mesma cabine do caminhão Super e viajar com mais espaço a bordo”, diz o gerente de vendas da Scania, André Gentil.
Scania X-Gas

O Scania X-Gas foi introduzido no mercado brasileiro em julho de 2023. Trata-se de uma geração de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou biometano, com autonomia de até 650 km.
Em outras palavras, essa autonomia extra foi conquistada com a introdução de dois cilindros adicionais na parte de trás da cabine do veículo, a chamada mochila. Dessa forma, o caminhão conta com oito cilindros de 95 litros, sendo quatro em cada lateral do caminhão. E dois cilindros de 235 litros na parte traseira da cabine. O que garante a capacidade de volume de gás de 300 m³.
Na configuração 6x4 na cabine R o caminhão vai agradar empresas de transporte que atuam com composições de nove eixos. Os chamados rodotrem e bitrenzão.
Nesse sentido, o X-Gas é uma opção para o transporte de cana, soja, milho e outros grãos geralmente transportados em composições maiores.
Debaixo do túnel, o Scania tem motor de 13 litros e seis-cilindros em linha com potência de 460 cv e torque de 234,7 mkgf desenvolvidos entre 1.000 a 1.300 rpm. Esse motor a gás é combinado à transmissão G25.
Ou seja, a mesma caixa do Scania Super. Ela é 75 kg mais leve do que a caixa anterior GRS905. O que ajudou a reduzir peso e compensar nos cilindros do veículo.
Além da caixa renovada, a linha X-Gas ganhou o freio auxiliar Retarder. O componente dispõe 480 mkgf de torque máximo de frenagem e potência máxima de 670 cv. Em outras palavras, adequado para quem vai puxar composições maiores.

Scania a gás com cabine maior
O Estradão conheceu uma unidade do novo R 460 X-Gas na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O modelo já rodou em testes nas rotas de clientes ligados ao agronegócio.
A bordo, o caminhão chega com a nova geração de paineis Smart Dash. Ou seja, no quadro de instrumentos, a tecnologia substitui os mostradores analógicos por digitais.
Além disso, há o multimidia, com opções de 10,1" ou 12,9". Outra novidade é que o motorista poderá acessar a tela por meio de comandos no volante multifuncional.