Notícias

EUA encerram programa SuperTruck 2 de caminhões conceito de alta eficiência

Programa SuperTruck 2, do Departamento de Energia dos EUA, apoiou o desenvolvimento de cinco caminhões conceito entre 2016 e 2023

Thiago Vinholes

31 de out, 2025 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

SuperTruck 2, DTNA,
Crédito:DTNA/Divulgação

O programa SuperTruck 2, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), pode ter chegado ao fim. Segundo o website Transport Topics, a iniciativa voltada ao desenvolvimento de caminhões de alta eficiência teve seu financiamento interrompido. Entre 2016 e 2023, o projeto resultou em cinco caminhões conceito criados pela Daimler, International, Kenworth, Peterbilt e Volvo.

O DOE conduziu a primeira edição do SuperTruck entre 2009 e 2010. Nesse programa, os fabricantes demonstraram veículos com melhorias de até 50% na eficiência de frete em relação aos caminhões de referência daquele período. Na última ação, as empresas apresentaram conceitos com avanços aerodinâmicos e melhorias no consumo de combustível.

Cogitado há alguns anos, o SuperTruck 3 teria como foco caminhões elétricos e a hidrogênio. De toda forma, a última edição do programa rendeu caminhões conceitos com tecnologias que já migraram para os modelos de rua.

Caminhão mais aerodinâmico da Daimler

O SuperTruck 2 da Daimler Truck North America (DTNA) foi concluído após quase dez anos de desenvolvimento até ser apresentado, em 2023.O modelo, baseado no Freightliner Cascadia de 2009, dobrou a eficiência de transporte em relação ao primeiro SuperTruck da marca, além de ampliar em 12% de desempenho aerodinâmico. Até hoje, é o caminhão mais eficiente da DTNA nesse quesito.

SuperTruck 2, DTNA,
SuperTruck 2 tinha soluções que melhoram significativamente a aerodinâmica - DTNA/Divulgação

A cabine recebeu extensores laterais e defletor de teto ativos, que reduzem automaticamente o vão entre cavalo e carreta para apenas 10 centímetros em alta velocidade. Um sistema de controle de altura aproxima o veículo da pista, diminuindo o arrasto, enquanto câmeras substituem os espelhos retrovisores.

O trem de força combinou um motor protótipo Detroit de 13 litros a uma transmissão de 13 marchas e um eixo traseiro de relação 1,75:1, que permite manter 950 rpm em velocidade de rodovia, contra 1.100 rpm no modelo anterior. O sistema de lubrificação com controle eletrônico e o circuito de arrefecimento dividido reduziram o consumo de combustível em 5,7%, segundo a montadora. Além disso, a DTNA incluiu no protótipo o modo EcoSail, que desliga o motor em descidas, bem como um conjunto de pneus de baixa resistência ao rolamento, da Michelin, recursos que hoje estão disponíveis em modelos de série.

International apresentou caminhão com motorização híbrida

O protótipo SuperTruck 2 da International foi projetado pela divisão Navistar. O modelo combinou motor a combustão e sistemas elétricos de alta tensão. Em operação real, o veículo registrou consumo de diesel de 6,8 km/l, resultado de aprimoramentos no sistema de combustão, fricção, troca de gases e fluxo de ar no motor.

International, Navistar,
SuperTruck 2 da International tinha motorização híbrida - International/Divulgação

O conceito foi projetada para reduzir o arrasto e otimizar o escoamento do ar sob o veículo. Dessa forma, recebeu recursos aerodinâmico no assoalho e controle automático de altura da suspensão. Além disso, o protótipo ainda recebeu painéis solares de 6,7 kW, que alimentam sistemas auxiliares.


Ainda segundo a International, o motor do protótipo SuperTruck 2 atingiu 55,2% de eficiência térmica de freio (BTE) — um patamar muito acima dos 35% a 40% normalmente observados em motores a diesel modernos. De acordo com a empresa. esse avanço significa melhor aproveitamento da energia do combustível e menor perda por calor e atrito.

Kenworth projetou o SuperTruck 2 mais ousado

O Kenworth SuperTruck 2 foi desenvolvido ao longo de seis anos dentro do programa do DOE. Voltada. O projeto atingiu 136% de melhoria em eficiência de transporte (freight efficiency) em comparação à referência inicial e registrou uma média de consumo de diesel de 5,1 km/l.

Kenworth, SuperTruck 2,
O SuperTruck2 da Kenworth ousou no design e na aerodinâmica - Kenworth/Divulgação

Para atingir esses números, a montadora reduziu o peso total em 3.220 kg e melhorou em 48% a eficiência aerodinâmica em relação ao SuperTruck anterior. O modelo adota uma cabine de com posição central do motorista, espelhos digitais e chassi em formato reverso que melhora o fluxo de ar sob o veículo.

O trem de força utiliza o motor PACCAR MX-11 associado à transmissão automatizada TX-12 e a um motor elétrico auxiliar de 48 volts, formando um sistema híbrido leve. Por fim, o protótipo alcançou 55,7% de eficiência térmica de freio (BTE), o maior registrado no programa SuperTruck 2.


Peterbilt projetou caminhão híbrido com cabine leito avançada

Revelado em 2022, o protótipo SuperTruck 2 da Peterbilt superou a meta do programa ao atingir 132% de melhoria em eficiência de transporte. A empresa projetou o conceito com uma carroceria altamente aerodinâmica e trem de força híbrido leve com sistema elétrico de 48 volts.

Peterbilt, caminhão conceito,
SuperTruck 2 da Peterbild usou materiais leves e design aerodinâmico - Peterbilt/Divulgação

Entre as soluções externas, o conceito adotou portas laterais verticais no lado direito, janelas escamoteáveis e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores, reduzindo o arrasto aerodinâmico. Rodas, pneus e chassi fabricados de materiais mais leves completam o conjunto.

Internamente, a cabine tem o banco do motorista na posição central e dois níveis, integrando o espaço de condução e o dormitório. O protótipo também recebeu um painel digital de 15 polegadas, comandos secundários em uma tela adicional, bem como um assento articulado com mesa retrátil.

Volvo superaerodinâmico

O Volvo SuperTruck 2 obteve um dos melhores resultados do programa. Conforme divulgado pelo fabricante, o caminhão conceito atingiu 50% de melhoria aerodinâmica em relação ao Volvo VNL convencional e 20% sobre o primeiro SuperTruck, que também era baseado no VNL.


Volvo, VNL
SuperTruck 2 da Volvo apresentou melhorias aerodinâmicas - Volvo/Divulgação

O veículo possui cabine aerodinâmica com para-brisa curvo, largura reduzida e defletor de teto integrado, além de suspensão ajustável e câmeras substituindo os espelhos. Pneus de baixa resistência ao rolamento completam o pacote de recursos do caminhão voltados à eficiência.

Além disso, o SuperTruck 2 da Volvo tem motorização do tipo híbrido leve, com motor a diesel e um sistema elétrico 48 volts. Ademais, estrutura e chassi em alumínio e os eixo traseiro e de transmissão feitos de material composto reduziram o peso total do veículo sem afetar a capacidade de carga.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião