A oitava etapa da Fórmula Truck 2025, que acontece neste fim de semana em Guaporé (RS), terá uma novidade voltada à sustentabilidade. Pela primeira vez, todas as categorias da competição utilizarão exclusivamente o diesel DuraMais+, combustível desenvolvido pela RodOil que reduz em até 50% as emissões poluentes. Os treinos ocorrem na sexta (7) e no sábado (8), enquanto a corrida principal será disputada no domingo (9).
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A gerente de marketing da RodOil, Gicele Netto, afirma que o uso do DuraMais+ em um ambiente de alto desempenho como a Fórmula Truck é uma oportunidade para validar a eficiência da tecnologia. “Desenvolvemos nosso combustível para entregar mais eficiência, potência e menor emissão, e vemos na parceria com a Fórmula Truck a oportunidade de demonstrar isso na prática.”
Diesel com nanotecnologia
O DuraMais+ utiliza a nanotecnologia Green Plus, um aditivo desenvolvido pela Bio Friendly Corporation, na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, o produto atua nas moléculas do combustível, alinhando-as para melhorar a queima no motor e reduzir a formação de resíduos. Ainda segundo a RodOil, essa característica garante uma combustão mais completa e diminui significativamente as emissões de dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e enxofre.
Diferente dos aditivos tradicionais, que removem impurezas após a combustão, o Green Plus tem ação preventiva, aponta a empresa. Dessa forma, ele evita o acúmulo de resíduos e o desgaste prematuro das peças, o que contribui para melhor rendimento e maior durabilidade dos motores.
Inicialmente, a RodOil oferece o novo diesel apenas ao mercado corporativo, em frotas de menor impacto ambiental. Numa segunda fase, a companhia vai disponibilizar o combustível em sua rede de postos em oito estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Bahia