A Nuro, startup californiana de robótica que produz sistemas autônomos, recebeu investimentos para avançar em seu projeto de desenvolvimento de veículos que rodam sozinhos de carga para entrega urbana.
O aporte vem da Chipotle e da Woven Capital, L.P., esta última um fundo de investimentos da Toyota Motor Corp. Esse fundo apoia empresas de mobilidade em fase de crescimento.
Nesse sentido, o novo aporte vai possibilitar o avanço do projeto da Nuro que desenvolve veículos autônomos de carga. Com destaque para a entrega urbana.
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No final do ano passado, a Nuro conseguiu ser a primeira empresa a homologar o seu modelo de veículo autônomo no Departamento de Veículos Automotores (DMV) da Califórnia. Ou seja, trata-se da primeira autorização para uso comercial de um veículo sem motorista do mundo.
Frete dos varejistas
Mas a relação da Nuro com a Toyota não é recente. A startup foi responsável pela implantação do Toyota Prius parcialmente autônomo em suas primeiras frotas de teste.
Agora, a empresa está refinando seus veículos R2. Pequenos furgões sem volantes ou pedais, que medem a metade do tamanho de um carro de passageiros de tamanho médio. Mas cuja função é distribuir mercadorias pelas cidades. Sem a necessidade de motoristas
Dessa forma, dois modelos R2 estão rodando em testes entre as regiões de Santa Clara e San Mate, Califórnia. Os pequenos furgões autônomos podem rodar a uma velocidade máxima de 35 km/h.
A estratégia da Nuro para lucrar visa cobrar o frete dos varejistas. Dessa forma, o consumidor final não paga pelo recebimento da mercadoria. Outro diferencial dessa prestação de serviço.
“A Nuro está revolucionando com a entrega de veículos autônomos para o transporte regional de mercadorias. Portanto, em breve o comércio se tornará mais seguro e eficiente", disse o diretor administrativo da Woven Capital, George Kellerman.