A empresa norte-americana Glid Technologies anunciou o Raden, um veículo híbrido e autônomo projetado para operar tanto em estradas quanto em trilhos. Segundo o fabricante, o modelo foi torna mais eficiente o chamado “First Mile” (Primeira Milha, em inglês) da logística de cargas, a etapa inicial entre a origem e os centros de distribuição.
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Segundo os desenvolvedores, a estrutura do Raden é blindada e de perfil baixo, permitindo que ele se posicione sob qualquer reboque, eleve a carga e a mova entre estrada e trilho em apenas 90 segundos. A Glid Technologies indica o veículo para operações em ambientes isolados, como portos, zonas industriais e terminais ferroviários.
Ao rodar por estradas e trilhos, a empresa aponta que o Raden pode reduzir os custos logísticos em até 40%, além de aumentar a produtividade em 60%. A sincronização do veículo com as redes rodoviária e ferroviária não exige infraestrutura adicional.

Sistema híbrido e operação 24 horas
O Raden utiliza um sistema de propulsão híbrido, equipado com um gerador de alcance estendido compatível com diferentes tipos de combustível. Conforme a empresa, essa configuração garante operações contínuas 24 horas por dia e permite modo silencioso em aplicações sensíveis, como transporte em áreas urbanas ou de segurança.
Além disso, o veículo pode operar de forma individual ou em comboio, adaptando-se a diferentes tipos de operação. A plataforma é modular, podendo receber unidades de carga e transporte médico ou para uso militar, em missões de reconhecimento ou apoio a drones.

De acordo com a Glid, o Raden atinge até 105 km/h, em modo rodoviários. Sobre trilhos, a velocidade é limitada a 40 km/h. A autonomia total chega a 965 quilômetros e a capacidade de carga é de 4,5 toneladas em modo solo e 9 toneladas em comboio.
Controle por inteligência artificial
A plataforma de inteligência artificial Ezra-1Six, desenvolvida pela própria Glid, controla o veículo. O sistema gerencia o comando, o controle e a coordenação de frotas autônomas ou tripuladas. Dessa forma, o software permite integrar o Raden a operações em portos, ferrovias e corredores logísticos.
“A integração autônoma entre estrada e ferrovia é o futuro da logística de cargas, e isso já está acontecendo agora, não daqui a cinco anos”, disse Kevin Damoa, CEO da Glid Technologies. No entanto, o produto da empresa ainda tem nada para chegar ao mercado.