Notícias

Empresa canadense apresenta caminhão de 63 toneladas movido a hidrogênio

A empresa canadense Elemental Trucks apresentou recentemente o protótipo de um caminhão pesado movido a célula de combustível de hidrogênio. Segundo a empresa, o modelo atinge um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 63 toneladas, o maior já projetado na América do Norte entre os caminhões a hidrogênio.

Thiago Vinholes

02 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

empresa canadense, Elemental Trucks, caminhão a hidrogênio, célula de combustível,
Caminhão da Elemental Trucks é construído sobre um chassi Peterbuild
Crédito:Truck News/Reprodução

A empresa canadense Elemental Trucks apresentou recentemente o protótipo de um caminhão pesado movido a célula de combustível de hidrogênio. Segundo a empresa, o modelo atinge um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 63 toneladas, o maior já projetado na América do Norte entre os caminhões a hidrogênio. O modelo será lançado comercialmente em 2025 no Canadá.

O caminhão é construído na sede da empresa em Ontario sobre um chassi glider da Peterbilt. Ao Truck News, Jamie Ally, CEO da Elemental Trucks, declarou que “o novo caminhão busca ocupar um nicho ignorado pela maioria dos fabricantes, mas comum no Canadá: o de caminhões com 63 toneladas de PBTC”.

O protótipo utiliza um powertrain de célula de combustível com 360 kW de potência, integrado a um motor elétrico. Os cilindros de hidrogênio, montados atrás da cabine, armazenam o gás a 700 bar. Conforme dados da empresa, os caminhões com esse sistema têm alcance entre 500 e 800 quilômetros.

Elemental Trucks é um integradora de sistemas

A Elemental Trucks não é uma fabricante de caminhões ou motores. Em vez disso, atua como integradora de sistemas de propulsão a hidrogênio em veículos pesados, utilizando componentes e plataformas de terceiros. Por isso, a empresa canadense informa que seu protótipo é compatível com células de combustível de diferentes fornecedores.

Segundo a companhia, a abordagem de empregar componentes de outros fornecedores garante maior flexibilidade técnica ao projeto. “Somos agnósticos quanto aos fornecedores, mas sabemos que precisamos de muita potência a bordo”, explicou Ally.


A Elemental Trucks vai concentrar a operação inicial do caminhão em Ontário, Quebec, Alberta e Colúmbia Britânica. De acordo com a empresa, essas províncias canadenses já oferecem alguma disponibilidade de hidrogênio para abastecer veículos pesados.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião