A indústria brasileira de implementos rodoviários registrou uma queda de 3,72% nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2025, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR). Nos primeiros quatro meses do ano, foram entregues 48.005 unidades, ante os 49.862 exemplares no mesmo período de 2024.
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O segmento de Reboques e Semirreboques foi o mais afetado, com uma retração de 19,11%. Por outro lado, o setor de Carrocerias sobre chassis registrou um crescimento de 19,81%. De acordo com José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, “juros altos afastam investimentos e, sem aportes aos negócios, as empresas não renovam nem ampliam suas frotas”.
O impacto das altas taxas de juros é visível não apenas no segmento de implementos rodoviários, mas também nas vendas de caminhões. No acumulado de 2025, as vendas de caminhões ficaram abaixo do desempenho do ano passado. Foram entregues 37.238 unidades entre janeiro e abril, o que representa uma baixa de 0,4% em comparação com o mesmo período de 2024. Além disso, a produção de caminhões caiu 6% em abril, comparada ao mês anterior, com 11.020 unidades produzidas.
Desempenho do agronegócio não reflete nas vendas de implementos
Apesar do crescimento esperado no agronegócio, com uma safra de grãos de 327 milhões de toneladas, o desempenho do campo não reflete nas vendas de implementos rodoviários. Segundo a ANFIR, modelos importantes para o transporte da safra, como o Graneleiro/Carga Seca, Basculante e Canavieiro, apresentaram queda nas vendas, com variações negativas de 39,92%, 38,49% e 23,99%, respectivamente.
Spricigo alerta que, com o aumento contínuo da taxa de juros, torna-se cada vez mais difícil prever uma recuperação no segmento de Reboques e Semirreboques. "As empresas estão relutantes em se endividar, o que dificulta a renovação das frotas e o aumento da produção", conclui.
Emplacamentos de implementos rodoviários
Reboques e Semirreboques
Tipo de implemento | Jan/Abr - 2024 | Jan/Abr - 2025 | Variação percentual |
Basculante | 6.701 | 4.122 | -38,49% |
Porta Contêiner | 1.260 | 1.752 | 39,05% |
Graneleiro/Carga Seca | 7.382 | 4.435 | -39,92% |
Canavieiro | 1.380 | 1,049 | -23,99% |
Baú Carga Geral | 2.383 | 3.425 | 43,73% |
Carrega Tudo | 735 | 835 | 13,61% |
Dolly | 3.616 | 2.025 | -44,00% |
Especial | 621 | 808 | 30,11% |
Transporte de Toras | 750 | 412 | -45,07% |
Baú Frigorífico | 591 | 665 | 12,52% |
Baú Lonado | 1.765 | 2.441 | 38,30% |
Silo | 155 | 208 | 34,19% |
Tanque Carbono | 2.590 | 2.071 | -20,04% |
Tanque Inox | 225 | 144 | -36,00% |
Tanque Alumínio | 0 | 0 | 0 |
Total | 30.154 | 24,392 | -19,11% |
Carrocerias sobre chassis
Tipo de carroceria | Jan/Abr - 2024 | Jan/Abr - 2025 | Variação percentual |
Graneleiro/Carga Seca | 4.544 | 5.438 | 19,67% |
Baú Alumínio/Frigorífico | 8.030 | 9.722 | 21,07% |
Baú Lonado | 97 | 152 | 56,70% |
Basculante | 2.345 | 2.692 | 14,80% |
Betoneira | 491 | 640 | 30,35% |
Tanque | 1.531 | 1.724 | 12,61% |
Outras/Diversas | 2.670 | 3.245 | 21,54% |
Total | 19.708 | 23.613 | 19,81% |