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Emplacamentos de implementos caem 3,72% com juros altos e menos investimentos

Mercado brasileiro de implementos rodoviários enfrenta retração nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2025

Thiago Vinholes

13 de mai, 2025 · 4 minutos de leitura.

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implementos, Metalesp
Aumento da taxa de juros dificulta a renovação de frotas de implementos, segundo a ANFIR
Crédito:Metalesp/Divulgação

A indústria brasileira de implementos rodoviários registrou uma queda de 3,72% nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2025, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR). Nos primeiros quatro meses do ano, foram entregues 48.005 unidades, ante os 49.862 exemplares no mesmo período de 2024.

O segmento de Reboques e Semirreboques foi o mais afetado, com uma retração de 19,11%. Por outro lado, o setor de Carrocerias sobre chassis registrou um crescimento de 19,81%. De acordo com José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, “juros altos afastam investimentos e, sem aportes aos negócios, as empresas não renovam nem ampliam suas frotas”.

O impacto das altas taxas de juros é visível não apenas no segmento de implementos rodoviários, mas também nas vendas de caminhões. No acumulado de 2025, as vendas de caminhões ficaram abaixo do desempenho do ano passado. Foram entregues 37.238 unidades entre janeiro e abril, o que representa uma baixa de 0,4% em comparação com o mesmo período de 2024. Além disso, a produção de caminhões caiu 6% em abril, comparada ao mês anterior, com 11.020 unidades produzidas.

Desempenho do agronegócio não reflete nas vendas de implementos

Apesar do crescimento esperado no agronegócio, com uma safra de grãos de 327 milhões de toneladas, o desempenho do campo não reflete nas vendas de implementos rodoviários. Segundo a ANFIR, modelos importantes para o transporte da safra, como o Graneleiro/Carga Seca, Basculante e Canavieiro, apresentaram queda nas vendas, com variações negativas de 39,92%, 38,49% e 23,99%, respectivamente.

Spricigo alerta que, com o aumento contínuo da taxa de juros, torna-se cada vez mais difícil prever uma recuperação no segmento de Reboques e Semirreboques. "As empresas estão relutantes em se endividar, o que dificulta a renovação das frotas e o aumento da produção", conclui.


Emplacamentos de implementos rodoviários

Reboques e Semirreboques

Tipo de implementoJan/Abr - 2024Jan/Abr - 2025Variação percentual
Basculante6.7014.122-38,49%
Porta Contêiner1.2601.75239,05%
Graneleiro/Carga Seca7.3824.435-39,92%
Canavieiro1.3801,049-23,99%
Baú Carga Geral2.3833.42543,73%
Carrega Tudo73583513,61%
Dolly3.6162.025-44,00%
Especial62180830,11%
Transporte de Toras750412-45,07%
Baú Frigorífico59166512,52%
Baú Lonado1.7652.44138,30%
Silo15520834,19%
Tanque Carbono2.5902.071-20,04%
Tanque Inox225144-36,00%
Tanque Alumínio000
Total30.15424,392-19,11%
Fonte: ANFIR

Carrocerias sobre chassis

Tipo de carroceriaJan/Abr - 2024Jan/Abr - 2025Variação percentual
Graneleiro/Carga Seca4.5445.43819,67%
Baú Alumínio/Frigorífico8.0309.72221,07%
Baú Lonado9715256,70%
Basculante2.3452.69214,80%
Betoneira49164030,35%
Tanque1.5311.72412,61%
Outras/Diversas2.6703.24521,54%
Total19.70823.61319,81%
Fonte: ANFIR

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