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Em crash-test, Mercedes-Benz eActros 600 resiste a impacto lateral sem danos às baterias

Crash-test na Alemanha avaliou a integridade das baterias e do sistema elétrico do caminhão pesado eActros 600 em impacto lateral

Redação

05 de nov, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz realiza testes de colisão com frequência, mesmo com modelos já lançados
Crédito:Daimler Truck/Divulgação

O caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 comprovou sua resistência a impactos laterais em crash-test realizado na Alemanha. O ensaio, conduzido na unidade da Daimler Truck em Neumünster, Schleswig-Holstein, simulou uma colisão lateral, do tipo que pode ocorrer em acidentes graves de trânsito envolvendo veículos pesados. Segundo a fabricante, o sistema de alta voltagem e todos os componentes elétricos do veículo resistiram intactos aos impactos.

Durante o teste, mais de uma tonelada de massa colidiu com a lateral do veículo a mais de 50 km/h. Apesar da força aplicada, as baterias permaneceram seguras, sem vazamento de energia ou deformações críticas, informou o fabricante. “O teste mostrou que o estresse mecânico foi alto, mas nosso conceito funciona de forma confiável”, pontuou Frank Müller, Chefe de Pesquisa de Acidentes e Segurança Passiva da Mercedes-Benz Trucks.

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Pancada lateral: objeto de teste colidiu com o eActros a mais de 50 km/h - Daimler Truck/Divulgação

Estrutura reforçada e testes contínuos

De acordo com o fabricante, a cabine do eActros 600 é reforçada e possui zonas de absorção de energia na parte frontal que dissipam as forças de impacto de forma direcionada. Em relação a impactos laterais, o crash-test mais recente demonstrou a resistência dos módulos de bateria e a estrutura não apresentou deformações.


Ainda segundo a Mercedes-Benz, o sistema de alta tensão do caminhão, incluindo as baterias, possui recursos de isolamento, proteção mecânica, bem como componentes contra incêndio para reduzir os riscos potenciais após danos graves. “Com os motores elétricos, em particular, não é importante apenas garantir a proteção dos passageiros. As medidas para proteger o entorno imediato também são cruciais”, disse Felix Pietler, desenvolvedor de segurança passiva da Mercedes-Benz Trucks.

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Baterias do eActros ficam alojadas na parte central do chassi - Daimler Truck/Divulgação

A Mercedes-Benz Trucks realiza testes de colisão regulares, mesmo quando um modelo já está em produção em série, como o eActros 600 que estreou neste ano na Europa. Dessa forma, como destaca a montadora, novas descobertas sobre segurança entram rapidamente na linha de produtos.

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