Os caminhões médios mantém a tendência de boas vendas no Brasil em 2025. E o grande destaque de maio foi o VW Delivery 11.180, que pelo segundo mês consecutivo liderou os emplacamentos do segmento. Assim, com 589 unidades o modelo superou, com folga, todos os concorrentes.
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Conforme dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, de janeiro a maio o Delivery 11.180 acumula 2.459 vendas. Assim, o bom resultado representa 40,21% de participação no segmento de caminhões médios.
Mercedes-Benz ocupa cinco posições no ranking e novo Accelo 1117 avança
Embora a Volkswagen lidere com folga, a Mercedes-Benz também demonstra forte presença no mercado de médios, com cinco modelos entre os dez mais vendidos no acumulado do ano. O Accelo 1017 aparece em segundo lugar, com 1.860 unidades. Portanto, isso equivale a 30,41% de participação.
Todavia, a surpresa do mês foi o desempenho do novo Mercedes-Benz Accelo 1117, que começa a se firmar no ranking e aparece na sexta posição no acumulado. Só em maio, o modelo registrou 133 unidades vendidas, sendo o terceiro caminhão médio mais emplacado do mês nesta categoria— atrás apenas do VW Delivery 11.180 e do próprio Accelo 1017. Esse desempenho reflete a boa aceitação do modelo renovado.

Segmento de caminhões médios ganha força no Brasil
Historicamente, os caminhões médios não tinham grande representatividade nas vendas da indústria nacional. Antes do lançamento do VW Delivery 11.180 em 2018. Não por acaso, a categoria de caminhões médios não chegava 5% das vendas totais de caminhões no Brasil. Esse cenário começou a mudar, sobretudo com a chegada da nova geração do Delivery.
Hoje, os caminhões médios respondem por cerca de 10% do mercado, impulsionados pela demanda no e-commerce, distribuição interurbana e serviços logísticos regionais. A crescente oferta de modelos com melhor desempenho, segurança e adequação ambiental também contribui para a expansão do segmento.
Alguns fatores ajudam a explicar esse cenário. A venda de caminhões pesados está mais tímida neste começo ano, principalmente devido à elevada taxa de juros. Como o tíquete médio desses modelos é mais alto, a aquisição geralmente depende de financiamento.
Por outro lado, os caminhões médios são compras mais voltadas ao varejo. Além disso, o aumento do consumo e o crescimento do comércio eletrônico têm mantido aquecido esse segmento.
Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em maio e no acumulado
1. VW Delivery 11.180 – 589 (2.459)
2. MB Accelo 1017 – 334 (1.860)
3. VW Delivery 13.180 – 77 (334)
4. Iveco Tector 11-190 – 57 (331)
5. Mercedes-Benz Atego 1419 – 48 (251)
6. Mercedes-Benz Accelo 1117 – 133 (241)
7. Mercedes-Benz Accelo 1317 – 13 (190)
8. Foton Aumark 1217 A – 33 (139)
9. Volkswagen Constellation 14.210 – 18 (125)
10. Volkswagen e-Delivery 11 – 23 (49)
Fonte: Fenabrave