O eixo suspenso de todos os veículos de carga carregados passou a ser cobrado no dia 25 pela SPMar, que administra os trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, em São Paulo. Assim, exceto na Rodovia dos Tamoios (SP-99), em todas as estradas concedidas do Estado é preciso pagar tarifa também por eixo suspenso de caminhões ou qualquer outro veículo de carga que esteja carregado.
VEJA TAMBÉM
Multas por descumprimento da lei do descanso triplicam em 2024
Caminhoneiros dão nota 2 para as condições de trabalho no Brasil
Caminhoneiro do Mato Grosso agora tem 'botão de pânico' para acionar a polícia
Segundo a SPMar, a cobrança é amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução Conjunta SPI/Semil 001, de 2023. De acordo com a legislação, há regras específicas para classificar se o veículo de transporte de carga está vazio ou não. Portanto, para cobrar a taxa, um funcionário da concessionária deve fazer a conferência da carga de forma visual em reboques abertos.
Publicidade
Entretanto, há também a conferência eletrônica, Ou seja, feita por meio do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). O documento fiscal informa a origem, bem como o destino e o tipo de produto transportado. Dessa forma, o cálculo da tarifa considera o conjunto total do veículo, mesmo que haja algum eixo suspenso.
Cobrança de eixo suspenso pode ser automática
No caso dos MDF-e, a verificação ocorre de forma automática. Ou seja, com uso de câmeras inteligentes que fazem a leitura das placas do veículo. Assim, quando o caminhão se aproxima do pedágio, o sistema avisa o operador da cabine sobre a existência ou não do documento. Portanto, se o Manifesto Eletrônico estiver "aberto", indica que o veículo está carregado.
Dessa forma, o valor do pedágio é calculado de forma automática. Entretanto, no caso de caminhão vazio ou sem MDF-e ativo, não haverá cobrança por eixo suspenso. Ademais, a resolução determina ainda que eventuais incoerências em relação ao Peso Bruto Total (PBT) também geram cobrança. Para isso, uma das ferramentas é a fiscalização remota.