O eActros, 600, terceiro caminhão elétrico da nova linha de produtos da Mercedes-Benz, entrou em produção em série na Alemanha. Assim, amplia a gama de modelos elétricos da marca, formada pelo e-Actros 300/400, bem como o eEconic. Este é um caminhão rígido vocacional.
- VEJA MAIS:
- Volvo tem nota máxima na estreia de teste de segurança com caminhões
- Mercedes-Benz apresenta o Actros Evolution 2025
- Arrow One: van elétrica brasileira inicia operações com a Amazon
Assim, o eActros 600 é o primeiro-cavalo mecânico elétrico da Mercedes-Benz projetado para transportar grandes cargas em longas distâncias. Conforme dados da marca, o caminhão tem tração 4x2 e baterias de 600 kWh – daí o sobrenome 600. Como resultado, a autonomia pode chegar a 500 quilômetros em operações com PBTC de 40 toneladas.
Seja como for, a capacidade máxima de carga útil é de até 44 toneladas. Entretanto, isso depende de fatores como estilo de condução e características da rota, por exemplo. Além disso, ao transportar volumes menores de carga, o Mercedes-Benz eActros 600 pode rodar mais de 1.000 quilômetros.
Publicidade
Isso porque, na Europa, os motoristas têm de parar para descansar a cada 4 horas e meia ao volante. Como resultado, nessas paradas é possível recarregar as baterias do eActros 600 em estações CCS, de até 400 kW de capacidade, ou em pontos MCS, com potência acima de 1 megawatt.
Segundo o CEO da Daimler Truck, dono da Mercedes-Benz, o novo modelo representa um avanço importante para reduzir as emissões de poluentes da Europa. De acordo com ele, as operações de transporte de longo percurso respondem por 2/3 das emissões de CO₂ do segmento rodoviário pesado. "Nosso caminhão elétrico para longa distância vai fazer então uma diferença real”, afirma.
Fábrica do eActros 600 também faz caminhões a diesel
A fábrica de Wörth, onde o e-Actros 600 é produzido, é a maior da Mercedes-Benz Trucks no mundo. Fundada em 1963, já fez mais de 4,4 milhões de caminhões de diversos tipos. Atualmente, concentra a produção das famílias Actros, Arocs e Atego, bem como dos modelos especiais Econic, Unimog e Zetros.
Além disso, desde 2021 a planta também monta os modelos elétricos a bateria eActros 300/400. Em 2022, começou a montar o eEconic, voltado a operações urbanas como coleta de resíduos, por exemplo.
Segundo a marca, o eActros 600 é finalizado na mesma área onde são montados caminhões com motor a diesel. Já os modelos eActros 300/400 e eEconic são finalizados no chamado “Future Truck Center”. Ou seja, a área separada onde são instalados os componentes do sistema de propulsão elétrica.
As fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau, todas na Alemanha, também participam da produção do eActros 600. Essas unidades fornecem os componentes do conjunto mecânico, como a transmissão e o eixo elétrico.
A fabricante ainda não divulgou o preço público do eActros 600. De acordo com a fabricante, as primeiras unidades vão ser entregues a clientes europeus ainda neste ano.