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E-Tech T, caminhão elétrico da Renault, terá versão com 600 km de autonomia

Nova versão do caminhão Renault E-Tech T com sistema que une motor e eixo elétricos será lançada no 2º semestre de 2025

Thiago Vinholes

27 de nov, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Renault Trucks, E-Tech T,
A versão atual do Renault E-Tech T tem alcance de 300 km com uma carga
Crédito:Renault Trucks/Divulgação

Lançado recentemente na Europa, o caminhão elétrico pesado E-Tech T, da Renault Trucks, vai receber mudanças importantes nos próximos meses. Segundo a marca, uma nova versão com autonomia de até 600 km poderá ser encomendada a partir do segundo semestre de 2025. Atualmente, o modelo pode rodar até 300 km entre as recargas.

De acordo com a Renault Trucks, o aumento do alcance foi possível graças ao sistema que une motor e eixo elétricos. Assim, a tecnologia batizada pela marca de E-axle une o propulsor elétrico e a transmissão em um único componente. Dessa forma, a parte traseira do caminhão ganha espaço extra para acomodar mais baterias. Como resultado, isso garante maior autonomia.

Renault Trucks, E-Tech T, eixo elétrico
Batizado pela Renault Trucks de E-axle, sistema une motor elétrico e transmissão; Fotos: Renault Trucks

Versão atual do E-Tech T é diferente

Atualmente, o E-Tech T tem concepção diferente. Ou seja, utiliza dois ou três motores elétricos convencionais, posicionados fora dos eixos. Além disso, há transmissão de 12 marchas e opções de quatro ou seis pacotes de baterias. Dessa forma, a capacidade vai de 360 a 540 kWh. Seja como for, por ora a Renault não revelou detalhes da ova versão.

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“Acreditamos que uma autonomia de 600 km com uma única carga, combinada com o desenvolvimento de redes de infraestrutura de carregamento público, nos permitirá atingir a paridade operacional [com a tecnologia diesel] que nossos clientes esperam", disse Emmanuel Duperray, vice-presidente sênior de eletromobilidade da Renault Trucks.

Renault Trucks, E-Tech T,

A marca oferece o E-Tech em versões rígida e cavalo-mecânico, com tração 4x2 e 6x2. De acordo com a empresa, a capacidade é de até 44 toneladas. Além disso, em carregadores rápidos é possível repor até 80% da carga das baterias do caminhão em cerca de uma hora.

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