A nova eSprinter, versão elétrica da Mercedes-Benz Sprinter, terá nova base. A Plataforma de Versatilidade Elétrica vai oferecer maior flexibilidade para o desenvolvimento de diferentes tipos de carrocerias. Segundo informações da fabricante.
Esse tipo de arquitetura já é oferecido para veículos com motor a combustão da marca. Além disso, a Mercedes-Benz vai fazer a nova geração da eSprinter em três fábricas.
LEIA TAMBÉM: Toyota testa ambulância movida a célula a hidrogênio
Publicidade
Ou seja, na planta norte-americana de North Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. E nas unidades alemãs localizadas em Düsseldorf e Ludwigsfelde.
e-Sprinter mira novos mercados
Com a nova e-Sprinter, a Mercedes-Benz mira novos segmentos. Além disso, a marca quer lançar e ampliar a presença do modelo em vários mercados. Isso inclui os EUA e o Canadá, por exemplo.
Nesse sentido, a empresa está investindo € 350 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões). Assim, iniciou o processo de adequação das plantas para fazer a nova eSprinter. O investimento inclui equipamentos e treinamento dos funcionários.
“O futuro da mobilidade no setor de transporte é a eletrificação. diz o chefe da Mercedes-Benz Vans, Marcus Breitschwerdt. Segundo ele, a participação nas vendas desse tipo de veículo está em alta.
Por isso a marca foca o novo modelo. "Ou seja, com a Plataforma de Versatilidade Elétrica vamos expandir de forma significativa nossa oferta na série comercial”, conta.
Nova e-Sprinter chega em 2023
De acordo com o executivo, é preciso expandir a produção da eSprinter. Assim, será possível atender os diferentes mercados onde o modelo é e será oferecido.
Portanto, cada uma das três fábricas receberá cerca de € 50 milhões (uns R$ 330 milhões). Com isso, a produção da nova geração da eSprinter dever começar no segundo semestre de 2023.
Além disso, a marca se prepara para ter linhas de produção sustentáveis. Ou seja, a Mercedes-Benz vai neutralizar suas emissões de CO². Isso incluir a planta do Brasil.
Fábrica da eSprinter fará 60 anos
A atual geração da eSprinter é feita exclusivamente na fábrica de Düsseldorf. A planta vai completar 60 anos em 2022. Por ora, conta com cerca de 6 mil funcionários. E produz também as versões com motor a combustão da Sprinter.
Por sua vez, a fábrica de Ludwigsfelde fez 30 anos em fevereiro. A unidade emprega cerca de 2 mil funcionários. Lá é feita também a versão chassis da Sprinter.
Por fim, a planta de North Charleston foi inaugurada há 15 anos. A unidade produz as vans Sprinter e Metris. Em 2018, iniciou a fabricação de peças para comerciais leves. E emprega cerca de 1,6 mil pessoas.