O caminhoneiro, profissional responsável por transportar mais de 60% das cargas que circulam no País será celebrado nesta quinta-feira (18). Ou seja, durante a comemoração do Dia do Caminhoneiro. Segundo a Mobil Delvac, que criou o projeto “Caminhoneiros do Brasil”, o ponto de partida será o Posto Graal que fica no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí (SP). O evento terá presença de motoristas e influenciadores do setor.
O projeto reúne livro, documentário e exposição itinerante, que circulará por vários Estados ao longo de 2025. Conforme a Mobil Delvac, o conteúdo é baseado em mais de 80 entrevistas com caminhoneiros de todas as regiões do País. Assim, a ideia é revelar histórias de superação e da paixão pelas estradas, bem como abordar os dilemas da profissão.
VEJA MAIS:
- Nova geração Scania surge na China e pode chegar à Europa
- Transportadora digital: como funciona para embarcadores e caminhoneiros
- Caminhões médios e semipesados emplacam mais que Volvo FH 540
“É um projeto muito gratificante e eu fico honrada de falar sobre ele”, afirma a coordenadora de marketing B2B da Mobil, Renata Vitiello. “A gente já vinha valorizando o público caminhoneiro. Mas agora decidimos eternizar essas histórias em arte, mostrando o papel essencial que eles têm para a sociedade.”
Histórias que emocionam e revelam desafios
O material traz relatos de motoristas que participaram da construção de Brasília, bem como aqueles que transportam equipamentos para o Carnaval ou que enfrentam o desafio de cruzar a Amazônia de balsa. Além disso, aparecem depoimentos de famílias em que a paixão pela boleia passa de pai para filho.

De acordo com Renata, o projeto também escancara dilemas vividos na estrada. “Identificamos motoristas que passam quase um ano longe de casa. Muitos disseram que a boleia se torna a segunda ou até a primeira casa. É uma realidade dura de sobrevivência. Mas também movida pela paixão de quem ama dirigir.”
Apesar dos avanços tecnológicos nos caminhões, as dificuldades estruturais persistem. Ou seja, escassez de pontos de parada seguros e a falta de renovação da categoria. “Se não tivermos novos entrantes, corremos o risco de um apagão de profissionais nos próximos anos”, alerta a executiva.
Caminhoneiros e frotistas na mesma roda de conversa
A Mobil também incluiu transportadores no documentário, de modo a ampliar a visão sobre todo o ecossistema logístico. “Quisemos trazer todos os elos dessa cadeia para a mesa de conversa, porque são eles que, muitas vezes, garantem a empregabilidade. E também precisam apontar melhorias em leis trabalhistas”, explica Renata.
Entretanto, ela destaca que ouvir o setor não serviu apenas para diagnosticar problemas, mas também para identificar oportunidades de valorização. “Assim como aconteceu com a inclusão das mulheres no transporte, esses diálogos podem gerar transformações reais. Pequenas mudanças já fazem diferença no dia a dia.”
Voz que também influencia produtos e sustentabilidade
As entrevistas não serviram apenas para compor a obra cultural. Na verdade, elas reforçaram insights que guiaram a evolução de produtos e serviços. “Quando ouvimos os caminhoneiros, percebemos mitos sobre intervalos de troca de óleo e nomenclaturas técnicas, por exemplo. Então, simplificamos nomes de linhas, lançamos embalagens recicladas. Assim como reforçamos o abastecimento a granel para reduzir descarte”, detalha Renata.
Hoje, 60% das bombonas da marca utilizam plástico reciclado. Além disso, o sistema Troca Inteligente Mobil Delvac permite abastecer diretamente no cárter. Como resultado, isso diminui o uso de embalagens. “Nosso papel vai além de cuidar do caminhão. Queremos cuidar do motorista, da sua saúde e do meio ambiente”, completa.
Mais de 100 anos ao lado da estrada
Seja como for, a Mobil Delvac completa 100 anos de presença no Brasil e reforça que a relação com o público caminhoneiro vai muito além do marketing. “Sempre escutamos esse profissional. Portanto, queremos continuar ao lado dele por mais anos. Projetos como esse mostram que o caminhoneiro não pode ser invisível, porque sem ele o País simplesmente para”, afirma Renata.
O documentário pode ser visto gratuitamente online no youtube da Mobil Delvac. Em seguida, a exposição itinerante seguirá para outros estados, permanecendo de 20 a 30 dias em cada parada, com passagens confirmadas por São Paulo, Bahia, Amazonas e Pernambuco. Portanto, o público terá diversas oportunidades para conhecer de perto a mostra que transforma em arte o cotidiano da estrada.