A DHL, uma das maiores empresas de logística dos Estados Unidos, anunciou o plano de incorporar dois caminhões Nikola com sistema de motorização a hidrogênio. A empresa vai usar os veículos de zero emissão para atender a fabricante de bebidas Diageo North America, em Plainfield, Illinois. Além disso, estes serão os primeiros caminhões movidos a célula de combustível em operação no estado.
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Os caminhões da Nikola usarão um reabastecedor de hidrogênio instalado na própria unidade da Diageo, que já emprega veículos elétricos movidos a bateria da DHL. A empresa, produtora da vodka Smirnoff e o uísque Johnnie Walker, entre outras bebidas destiladas, planeja atingir zero emissão líquida até 2030. De acordo com a companhia, a substituição de dois caminhões a diesel pelos novos modelos elétricos com célula de combustível reduzirá em 80% das emissões de carbono ao longo de um ano.
"Esta iniciativa é parte do nosso trabalho contínuo para descarbonizar nossa pegada em Plainfield, Illinois, tornando nossas operações mais eficientes e sustentáveis", disse Marsha McIntosh, presidente de suprimentos para a América do Norte na Diageo.
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Apesar do anúncio recente sobre a implantação dos caminhões Nikola, a DHL e a Diageo passaram os últimos 18 meses definindo os detalhes da operação. Como é uma ação inédita em Illinois, as empresas envolveram órgãos estaduais para revisar os parâmetros locais e obter as permissões necessárias para operar e abastecer veículos a hidrogênio. Entretanto, a transportadora ainda não informou quando começará a nova operação em parceria com a fabricante de bebidas.
Caminhão da Nikola produz a própria eletricidade
O caminhão da Nikola adquirido pela DHL é o TRE FCEV, que funciona convertendo hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor elétrico de 543 cv de potência. Conforme dados da marca, o modelo transporta 70 kg do gás armazenado em tanques de alta pressão. Essa quantidade de hidrogênio proporciona uma autonomia de 880 km. O abastecimento ocorre em postos especiais e leva aproximadamente 20 minutos.
Os veículos FCEV (de Fuel Cell Electric Vehicle/Veículo Elétrico a Célula de Combustível) se valem da chamada “célula de combustível” para obter energia. São dispositivos que combinam hidrogênio com oxigênio do ar em um processo eletroquímico que gera eletricidade, água e calor. É semelhante ao funcionamento de uma bateria, mas em vez de armazenar energia química, a célula de combustível a gera continuamente.
Um veículo elétrico FCEV dispensa o uso de grandes baterias, embora eles ainda precisem de acumulares de energia de apoio menores. O TRE FCEV, por exemplo, leva duas baterias com capacidade conjunta de 164 kW. A Nikola monta o sistema de motorização alternativo sobre a plataforma do caminhão pesado S-Way da Iveco, que é sua parceira nos EUA, por isso semelhança entre os caminhões.
Sem relação com a Tesla Motors de Elon Musk, a Nikola Corporation, fundada em 2010, também pega emprestado o nome do inventor pioneiro em estudos sobre a eletricidade. No entanto, diferentemente da fabricante de carros, que soma milhões de unidades vendidas, a empresa de caminhões produziu apenas algumas centenas de veículos.
O negócio da Nikola soa promissor à medida que a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio é montada nos EUA. Contudo, este é um processo lento e enquanto ele ocorre, a fabricante ainda enfrenta dificuldades financeiras.