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De saída, Biden veta doação à Tesla para rede de recarga de caminhões elétricos

Com negativa do governo, vai ocorrer atrasos nos planos de construir estações de recargas para os caminhões da Tesla, o que pode comprometer o lançamento do Semi

Redação

20 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Governo Biden rejeita pedido da Tesla para construção de estações de recarga
Tesla Semi
Crédito:Fotos: Tesla
Governo Biden rejeita pedido da Tesla para construção de estações de recarga

O plano da Tesla para desenvolver uma rede de carregamento interestadual para caminhões foi rejeitado pelo governo de Joe Biden. A proposta da Tesla era de receber uma doação de US$ 100 milhões (pouco mais de R$ 600 milhões, na conversão direta) para financiar um corredor de carregamento elétrico de grandes veículos.

Conforme divulgado pela imprensa norte-americana, esta é a segunda negativa do governo à Tesla. Seja como for, o Departamento de Transporte (DOT) anunciou na sexta-feira (17), que US$ 636 milhões em subsídios seriam destinados a 49 empresas interessadas em desenvolver a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em alguns estados americanos. Nesse sentido, o plano da Tesla e de seu parceiro, o Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul da Califórnia, ficou fora dessa lista.

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O projeto

A Tesla apresentou a proposta pela primeira vez em 2023 sob o programa Charging and Fueling Infrastructure (CFI). Este, integra um acordo bipartidário de infraestrutura assinado em 2021.

Dessa forma, o projeto, oficialmente chamado de “Transport Electrification Supporting Semis Operating do Arizona, Califórnia e Texas” (TESSERACT), visa construir nove estações de carregamento para caminhões elétricos. Assim, essas estações seriam construídas ao longo de uma rota que se estende de Fremont, Califórnia, a Laredo, Texas.

O projeto prevê a construção de oito carregadores de 750 kW para o Tesla Semi. Além de mais outros quatro destinados a demais modelos de caminhões elétricos. Assim, cumprindo os requisitos de financiamento federal para inclusão. Todavia, a Tesla quer destinar US$ 24 milhões de recursos próprios junto com os fundos federais.


Desafios para o programa semi da Tesla

Mas com essa rejeição do governo, a Tesla agora enfrenta um desafio. Ou seja, poucos carregadores destinados aos caminhões Semi que devem ser lançados oficialmente em breve. Embora alguns caminhões estejam rodando na frota de alguns clientes exclusivos, como a PepsiCo, o lançamento comercial dos modelos ainda não tem data definida.

Porém, conforme divulgado pelo Estradão, a fabricante projeta fazê-lo ainda neste ano. Todavia, depende da conclusão da fábrica, também prevista para este ano em Nevada.

Enquanto a Tesla trabalha para garantir essa linha de financiamento, outras empresas e estados seguiram em frente com seus planos de criar a infraestrutura de carregamento dos pesados elétricos. De acordo com a Bloomberg Green, um recorde de 766 estações de carregamento de alta capacidade entraram em operação nos EUA durante o quarto trimestre de 2024.


Assim, representando um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior. Essas estações estão no Alabama, Oklahoma e Dakota do Sul.

Com US$ 2,5 bilhões alocados sob a lei bipartidária de infraestrutura, o programa CFI poderia teoricamente oferecer à Tesla outra chance. No entanto, a Federal Highway Administration (FHWA) não anunciou um cronograma para a próxima rodada de oportunidades de financiamento.

Com a mudança presidencial, o futuro é incerto. Porém, a relação do novo mandatário, Donald Trump, com o dono da Tesla, Elon Musk, é boa. Porém, vale saber quais serão as prioridades federais com relação às iniciativas de descarbonização. 


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