Daimler Truck e Volvo vão estabelecer uma nova parceria. Com início previsto para o primeiro semestre de 2025, a joint venture vai desenvolver uma nova plataforma de veículos baseada em software para caminhões pesados.
A acordo prevê o desenvolvimento de sistemas eletrônicos avançados, com soluções para comunicação sem fio, bem como direção automatizada. Até mesmo o "autoaperfeiçoamento" de veículos, com uso de inteligência artificial. Todas as soluções destinam-se aos caminhões produzidos sob o guarda-chuva dos Grupos Daimler e Volvo. Porém, com uma base comum.
VEJA TAMBÉM
Volvo quer construir corredores elétricos para caminhões no Brasil
Metade dos motoristas de caminhão na Europa desliga os sistemas de assistência
Mercedes-Benz tem novidades nos caminhões Atego, Actros e Arocs
Publicidade
O acordo visa, por exemplo, a especificação e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho capazes de processar grandes quantidades de dados. De acordo com a Daimler Truck, a nova empresa também vai desenvolver um sistema operacional e ferramentas de programação para que outros fabricantes de veículos possam usar para desenvolver seus próprios recursos digitais.
Marcas Daimler Truck e Grupo Volvo
Nesse sentido, vale lembrar que o grupo Daimler Truck detém as marcas Mercedes-Benz, Freightliner e Fuso. Enquanto isso, o Grupo Volvo é composto pelas marcas Volvo Trucks, Renault Trucks e Mack. Seja como for, para celebrar o novo acordo, os líderes de ambas as companhias se reuniram em Gotemburgo, na Suécia. E na cerimônia, assinaram o acordo a nova chefe da Daimler Truck, Karin Rådström, e o chefe da Volvo, Martin Lundstedt.
Vale lembrar que as empresas já estabeleceram no passado recente, em 2021, uma joint venture. O que culminou na criação da cellcentric (com minúscula, mesmo). A empresa desenvolve e fabrica sistemas de células de hidrogênio. Dessa forma, o objetivo das marcas é implementar conjuntamente a propulsão em caminhões produzidos em massa.
Todavia, apesar das parcerias, Daimler Truck e Volvo declaram que continuam concorrentes no mercado. Do mesmo modo, seguem oferecendo uma gama de produtos e serviços completamente independentes. E isso inclui as soluções digitais.