Notícias

Daimler Truck e parceiros firmam acordo para distribuir hidrogênio líquido na Europa

Daimler Truck, HHLA e Kawasaki firmam parceria para importar e distribuir hidrogênio líquido verde na Europa

Thiago Vinholes

24 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

hidrogênio líquido, Daimler Truck, HHLA, Kawasaki Heavy Industries,
Companhias vão avaliar a logística de transbordo e transporte de hidrogênio líquido pela Europa
Crédito:Divulgação

A Daimler Truck, a Hamburger Hafen und Logistik (HHLA) e a Kawasaki Heavy Industries assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para criar uma cadeia logística de hidrogênio líquido verde, com o Porto de Hamburgo, na Alemanha, funcionando como central de distribuição na Europa. De acordo com as empresas, o objetivo do projeto é viabilizar o transporte e o armazenamento do combustível, conectando países produtores à indústria europeia.

Nos próximos meses, as companhias vão avaliar a logística de transbordo e transporte por rodovia e ferrovia. Elas também planejam atrair novos parceiros para compor um consórcio que cubra toda a cadeia de valor do hidrogênio.

“A Europa continuará a depender de importações de energia verde no futuro, e o hidrogênio desempenhará um papel fundamental nesse sentido. A parceria é um passo importante nessa direção, e precisaremos de mais iniciativas como esta para fortalecer a posição da Europa como líder em hidrogênio líquido”, disse Dr. Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e chefe de Tecnologia de Caminhões.

Especializações combinadas para distribuir hidrogênio líquido

A HHLA será responsável por integrar a logística do hidrogênio na Europa, conectando portos marítimos a centros industriais no interior. “O hidrogênio é uma das chaves para um futuro neutro em termos de clima. Nosso objetivo é fornecer hidrogênio de forma confiável à indústria por meio de nossa rede logística europeia”, disse Annette Walter, diretora financeira da companhia.

Conforme os termos do MoU, a Kawasaki Heavy Industries contribuirá com tecnologia e experiência em produção, armazenamento e transporte marítimo de hidrogênio líquido. “O hidrogênio líquido é essencial para a concretização de uma sociedade energética sustentável”, afirmou Kei Nomura, gerente executivo central da divisão de Estratégia de Hidrogênio do grupo japonês.


Testes do Mercedes-Benz GenH2 Truck

A Daimler Truck já testa o Mercedes-Benz GenH2 Truck, equipado com células de combustível para transporte de longa distância. Em 2023, um protótipo percorreu 1.047 km com um único tanque de hidrogênio líquido, comprovando a eficiência do sistema em operações comerciais reais.

Além disso, cinco GenH2 Trucks percorreram mais de 225 mil quilômetros em operações com clientes. Com base nos resultados, a Daimler Truck planeja produzir 100 unidades de teste em 2026, com a produção em série planejada para o início da década de 2030.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião