O primeiro caminhão elétrico e autônomo da Daimler Truck North America foi apresentado nos Estados Unidos. O modelo eleito com a tecnologia é o Freightliner eCascadia. A novidade da marca mostra que o Grupo Daimler está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias que contribuam com a sustentabilidade. Assim como com a segurança no trânsito.
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Nesse sentido, conforme divulgado pelo Estradão, a Daimler Truck, por meio da Mercedes-Benz, recentemente anunciou a produção em série do eActros 600 BEV, bem como o início do maior teste com o modelo. O caminho vai rodar por 20 cidades da Europa, somando mais de 13 mil km.
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Freightliner eCascadia, o primeiro caminhão elétrico e autônomo de nível 4
Seja como for, o primeiro caminhão elétrico e autônomo é movido a bateria. E equipa o software de direção autônoma da Torc Robotics junto com a mais recente tecnologia e um conjunto de sensores autônomos na barra projetada internamente. Capaz de incorporar câmeras, sensores lidar (tecnologia laser) e sensores de radar, que melhoram o desempenho aerodinâmico. Do mesmo modo, proporcionam melhor proteção contra danos e sujeira.
A Torc Robotics é uma subsidiária independente da Daimler Truck para tecnologia de condução autônoma virtual. Todavia, embora ainda seja um projeto avançado de pesquisa e engenharia, o caminhão autônomo tem potencial para evoluir para uma plataforma modular e escalável. Ou seja, independente de propulsão. Assim, sua tecnologia serve para uso flexível em diferentes aplicações do transporte rodoviário.
"Há vantagens ao combinar tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto. Assim, testamos soluções para os desafios que nossos clientes provavelmente enfrentarão no futuro", disse o presidente e CEO da Daimler Truck North America, John O'Leary.
eCascadia BEV
Vale lembrar que o Freightliner eCascadia elétrico a bateria entrou em produção em 2022. Conforme a fabricante, até agora os caminhões atingiram 6 milhões de milhas. Ou seja, mais de 9,5 milhões de km. E está presente em mais de 55 frotas nos Estados Unidos.
Trata-se de um caminhão Classe 8 (pesado rodoviário). O modelo pode ser recarregado até 80% de sua capacidade em apenas 90 minutos. Dessa forma, o modelo está disponível em várias opções de bateria e sistema de transmissão Detroit ePowertrain, proporcionando um alcance que parte de 250 km a 370 km, dependendo da configuração do trator.