A Daimler Truck enviou para a restauração sua réplica funcional do primeiro caminhão do mundo, projetado por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach em 1896. A réplica, sempre exposta no saguão da sede da empresa em Leinfelden-Echterdingen, sairá temporariamente de cena durante o recesso de verão na Alemanha. A empresa vai colocar o modelo novamente em condições de funcionamento para celebrar os 130 anos de seu lançamento, neste ano.
- VEJA MAIS:
- GWM inicia testes com o primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
- Caminhões autônomos passam a operar à noite nos EUA
O veículo será restaurado na Escola Philipp-Matthäus-Hahn, em Nürtingen, uma instituição de formação técnica em carros clássicos, na região de Stuttgart. A atividade faz parte de um programa de qualificação de jovens aprendizes.

A Mercedes-Benz construiu a réplica em 1990, com base no projeto original do “Daimler Motor-Lastwagen”, o primeiro caminhão movido a gasolina, de 1896. Em alemão, “Lastwagen” significa “veículo de carga”. Ou seja, o modelo era essencialmente uma carroça adaptada com um motor traseiro de 4 cv, construído por Maybach. Conforme dados da época, a capacidade de carga era de até 1,5 tonelada.

Caminhão retorna neste ano para evento de carros clássicos
O retorno da réplica a sede da Daimler Truck está previsto para o fim de agosto de 2025. Além disso, a empresa planeja reapresentá-la ao público em 19 de outubro durante o Spitzkraut Classics, evento que reúne veículos históricos, em Leinfelden‑Echterdingen.