A Daimler Trucks estabeleceu uma nova unidade global dedicada à pesquisa e desenvolvimento do caminhão autônomo. A partir de 1º de junho, o Grupo de Tecnologia Autônoma reunirá conhecimento para colocar nas estradas caminhões altamente automatizados em uma década.
O grupo nasce alguns meses depois de anúncio de investimento da Daimler de € 500 milhões na Consumer Electronics Show, feira de tecnologia de Las Vegas, Estados Unido, realizada em janeiro. Ao concentrar experiência e atividades próprias ao tema, a empresa acredita que poderá saltar do atual SAE Nível 2 de automação de seus caminhões para o Nível 4. No caso, a presença do motorista ainda é necessária, mas já permite ao veículo condução autônoma por longos trechos.
“Com a formação do nosso Grupo de Tecnologia Autônoma, estamos dando o próximo passo, ressaltando a importância da condução altamente automatizada para a Daimler Trucks, à indústria e à sociedade, tornando o transporte mais seguro, salvando vidas e ajudando as empresas de caminhões a aumentar sua produtividade”, reforça em nota Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler responsável por caminhões e ônibus.
Publicidade
Dentre as tarefas do grupo, além do desenvolvimento de tecnologias para o caminhão autônomo, também está o estabelecimento de um cronograma em direção à produção em série, no qual estarão determinadas as aplicações das inovações, a criação de infraestrutura e centros de operações necessários.
O recém-criado grupo terá alcance global a partir de uma rede de desenvolvimento localizadas em Blacksburg e Portland, nos Estados Unidos, e Stuttgart, na Alemanha. Segundo a Daimler, outros locais serão integrados a unidade na medida em que frota de teste for construída e aplicada.
Também fará parte do grupo a Torc Robotics, empresa sediada em Blacksburg, especialista em desenvolvimento de software, adquirida pela Daimler, que aguarda somente a aprovação das autoridades econômicas.
Não é de agora que a Daimler Trucks demonstra esforços no desenvolvimento de caminhões autônomos. Em 2014, durante o Salão de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, a fabricante apresentou o Mercedes-Benz Future Trucks 2025, o primeiro caminhão automatizado do mundo. Um ano depois, o Freightliner Inspiration Truck, modelo parcialmente automatizado, obteve a primeira licença para rodar em estradas públicas.
Na linha de produção em série, marcas de caminhões da Daimler já oferecem dispositivos capazes de frear, acelerar e dirigir independentemente da ação do motorista e da faixa de velocidade em que se encontra.