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Daimler faz recall de 21 mil caminhões por risco de incêndio nos EUA

Falha na instalação de conexão da bateria motiva recall de modelos Western Star 47X e 49X fabricados entre 2020 e 2026

Redação

07 de jun, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Recall da Daimler nos EUA envolve mais de 20 mil caminhões da marca Western Star
Crédito:Western Star/Divulgação

A Daimler Truck North America convocou um recall que envolve 21.560 caminhões da marca Western Star nos Estados Unidos, após identificar um potencial risco de incêndio relacionado à instalação elétrica. De acordo com informações divulgadas pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), o problema ocorre devido à possível montagem incorreta de um pino de junção positivo na conexão da bateria.

O recall envolve os modelos Western Star 47X, fabricados entre 2021 e 2026, e Western Star 49X, produzidos de 2020 a 2026. Conforme apontado em uma carta da NHTSA, a falha pode gerar curto-circuito e provocar superaquecimento. Além disso, a Daimler confirmou a ocorrência de incêndios e derretimento de componentes em diversos caminhões durante este ano.

Motoristas podem identificar sinais de falha antes do incidente

Apesar do risco, a fabricante não registrou feridos ou mortes associadas ao problema até o momento. Ainda assim, os relatos de falhas cobertas por garantia motivaram uma investigação interna. Como consequência, a Daimler decidiu iniciar o recall em 12 de maio e, na semana seguinte, adotou ajustes nos processos de produção.

Os motoristas podem identificar sinais de alerta antes de um incidente mais grave. Conforme a empresa, os condutores devem ficar atentos a partidas lentas ou à falha completa ao ligar o caminhão, além da presença de corrosão visível ao redor do pino de junção ou dos terminais do cabo da bateria.

Produção passa por mudanças e inspeção extra

Em resposta ao problema, a Daimler atualizou as práticas em sua linha de montagem. Além de reforçar os padrões de instalação elétrica, a empresa adicionou uma etapa extra de verificação visual para garantir o correto posicionamento dos terminais.


Enquanto isso, um programa específico de reparo está em desenvolvimento para atender os veículos afetados. A Daimler também continua monitorando a frota em circulação para identificar outros possíveis casos semelhantes.

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