Fotos de dois tratores DAF XG+ importados para a China começaram a circular recentemente nas redes sociais chinesas. O que causou surpresa entre os próprios chineses. Afinal, a DAF nunca teve uma presença relevante naquele país. E atualmente, nem sequer está oficialmente disponível por lá.
Mas de onde vieram essas unidades? Ao que tudo indica, trata-se do interesse que o veículo holandês despertou entre engenheiros e fabricantes locais.
- VEJA MAIS:
- Cidade de São Paulo estuda uso do ônibus a gás da Scania
- Mercedes-Benz eActros 600 elétrico será lançado no Chile
- Mercedes-Benz lança micro-ônibus LO 916R de uso misto
De acordo com informações extraoficiais, os novos DAF teriam sido importados por grandes fabricantes chineses. O primeiro exemplar teria chegado pelas mãos da FAW Jiefang, líder do mercado de caminhões pesados na China. Já o segundo estaria destinado à Foton.
Dessa forma, os veículos devem ser analisados detalhadamente, tanto no projeto de carroceria quanto no trem de força. E especula-se que os caminhões já estariam passando por testes de desempenho com semirreboques e sob carga.

DAF XG+ inspira a engenharia chinesa
Diante disso, fica a pergunta: será que em breve haverá um modelo chinês inspirado no design e na estrutura do DAF XG+? Considerando o histórico de situações semelhantes, essa possibilidade existe. No entanto, tudo indica que o foco principal dos chineses esteja na estrutura da cabine. Sobretudo no design frontal arredondado, bem como na área de descanso estendida.
Vale lembrar que as regulamentações chinesas incentivam o uso de tratores com cabines mais amplas. E as marcas locais vêm apresentando soluções cada vez mais ousadas nesse sentido. Um bom exemplo é a decisão da filial chinesa da Mercedes-Benz, que desenvolveu uma versão estendida do Actros exclusivamente para o mercado chinês — modelo que não está disponível na Europa.