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DAF XG é flagrado em testes no Brasil e pode antecipar novidades da marca

Maior caminhão da DAF circula perto da fábrica em Ponta Grossa (PR) e reforça expectativa de novos produtos com investimento de R$ 950 milhões no país

Andrea Ramos

10 de jul, 2025 · 5 minutos de leitura.

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DAF XG Placa Verde
Crédito:Fotos: Placa Verde

O DAF XG, maior caminhão da marca holandesa, foi flagrado em testes no Brasil. O modelo circulava camuflado nas proximidades da fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR). As imagens foram publicadas no perfil Placa Verde, no Instagram. O Estradão procurou a assessoria de imprensa da DAF, que preferiu não comentar o assunto neste momento.

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Investimento milionário para expansão no Brasil

No fim de abril, o Governo do Paraná anunciou um plano de investimentos da DAF Caminhões que soma R$ 950 milhões até 2029. Assim, o objetivo é ampliar a capacidade de produção na planta de Ponta Grossa e lançar novos produtos no mercado brasileiro e em países da América do Sul.

Com isso, o flagrante do XG no Brasil reforça os sinais de que a montadora prepara novidades para o segmento de caminhões extrapesados no País.

Conheça o DAF XG: maior modelo da marca

DAF XG é flagrado em testes no Brasil e pode antecipar novidades da marca
DAF XG foi flagrado em rodovia perto da fábrica brasileira da DAF rodando camuflado - Fotos: Placa Verde

Lançado na Europa em 2021, o DAF XG faz parte de uma nova geração de caminhões com cabine ampliada e design focado em aerodinâmica e eficiência energética. Na versão XG+ a cabine conta com 330 mm a mais de comprimento na parte traseira e 160 mm adicionais na parte frontal em relação ao modelo convencional. Como resultado, oferece espaço superior e maior conforto para o motorista.

Além disso, a DAF foi a primeira fabricante a lançar uma linha de caminhões baseada nos novos regulamentos europeus sobre dimensões. Na sequência, marcas como Scania, Volvo e Mercedes-Benz seguiram a tendência com cabines mais espaçosas.

Como seria o DAF XG no Brasil?

Embora essas dimensões de cabine não serem proibitivas no Brasil, a legislação limita o comprimento total das composições rodoviárias a 19,30 metros. Ou seja, um caminhão com frente mais longa, como o DAF XG+, exigiria ajustes no comprimento do implemento ou da composição. Do mesmo modo, ajustes na quinta-roda também poderiam ser feitos para permitir a composição rodar sem perder capacidade de carga e comprimento.

Por outro lado, as vantagens aerodinâmicas e a possibilidade de reduzir o consumo de diesel podem acelerar a adaptação da legislação para atender demandas sustentáveis no transporte rodoviário. Caso isso ocorra, modelos como o DAF XG+ podem ganhar espaço no mercado nacional.

Todavia, na foto, o modelo flagrado é o XG. Ou seja, nessa versão a cabine não é tão ampla. Portanto, o modelo pode rodar no Brasil.


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