O DAF XF já é um dos caminhões mais vendidos do Brasil. Conforme a Fenabrave, a versão com motor de 480 cv está na quarta posição no ranking. Agora, para manter o modelo competitivo, a marca passa a oferecer opção de suspensão pneumática. Assim, avaliamos o DAF XF 480 na versão 6x2 com o novo dispositivo.
Atualmente, o sistema está presente em boa parte dos caminhões 4x2 e 6x2 vendidos no Brasil. Afinal, além de trazer conforto ao motorista, também preserva a carga transportada. Assim, quem transporta mercadorias frágeis, como hortifrutis e vidros, é foco da empresa com a novidade.
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Daf tem suspensão acionada remotamente
Dessa forma, a suspensão a ar controlada eletronicamente (ECA) dos caminhões DAF tem algumas facilidades. Por exemplo, pode ser comandado eletronicamente, e de dentro da cabine, por controle remoto. Além disso, a altura do chassi pode ser ajustada para facilitar a conexão com variados tipos de implementos.
Do mesmo modo, durante a viagem, caso a carga se movimente, o motorista pode ajustar a distribuição de peso por eixo. Assim, dá para evitar sobrepeso em um dos eixos. Portanto, o recurso também colabora para evitar multas, por exemplo.
O conforto a bordo é outro benefício. Afinal, o DAF XF já é um caminhão agradável de dirigir, uma vez que tem banco do motorista com suspensão a ar de série. Mas, mesmo assim, o novo sistema deixa o veículo ainda mais confortável.
Aliás, o conjunto é bem construído para enfrentar o dia a dia das estradas. Portanto, ao passar por um buraco, por exemplo, o caminhão se mantém firme. Na prática, isso também ajuda a aumentar a produtividade. Afinal, contribui para reduzir o cansaço do motorista, que não fica sacolejando.
Construído para as operações rodoviárias
Ademais, tecnicamente, o DAF XF é um caminhão com boas soluções. Nesse sentido, traz suspensão dianteira e traseira com molas parabólicas. Conforme motoristas e transportadores, o trem de força já é considerado o seu maior trunfo.
O motor Paccar ganhou fama de ser parrudo, segundo os motoristas. Conforme a marca holandesa, o MX-13 de seis-cilindros em linha gera 480 cv de potência a 1.600 rpm e 255 mkgf de torque no intervalo entre 900 rpm e 1.365 rpm.
Assim, esse comportamento contribui com o menor consumo de diesel. Além disso, o diferencial alongado, de 2,85:1, também atua nesse sentido. O que, segundo a DAF, atende grande parte das atividades com o caminhão trucado.
Contudo, a marca dispõe de outras opções de relações. Inclusive mais longas ou mais curtas. E que são indicadas levando em conta a rota e o peso que o caminhão vai levar.
A caixa é a topo do mercado
Em combinação com o Paccar está a transmissão ZF Traxon. Essa caixa conta com o controle de cruzeiro preditivo CCP. Ou seja, o GPS permite antecipar a topografia da via com 2,5 km de antecedência. Dessa forma, o sistema engata a marcha mais adequada de forma automática.
Portanto, sem interferência do motorista. Seja como for, quando se pisa no pedal do acelerador, o Paccar responde de imediato. Do mesmo modo, a Traxon gerencia com eficiência a força disponível.
Em velocidade de cruzeiro, a 80 km e com a 12ª marcha engatada, a rotação chega a 1.000 rpm. Claro que o fato de o caminhão estar sem lastro facilitou essa agilidade nas respostas. Seja como for, outro atributo é o bom isolamento acústico. Com o ar-condicionado ligado, o nível de ruído a bordo ficou em 62 decibéis.
Recursos que apoiam a direção
Além disso, o DAF traz sistema de auxílio de partida em rampa (HSA). Da mesma forma, o Eco Roll faz com que o caminhão rode sempre no modo mais econômico. Porém, se for preciso maior desempenho há o modo performance. Após 60 segundos, o sistema volta ao modo econômico caso a aceleração mais forte deixe de ser exigida. Assim, o objetivo é o menor consumo de diesel.
Também se destaca o bom acabamento. Andamos no modelo com cabine intermediária, que já conta com vários recursos. Por exemplo, há painel com mostradores digitais e analógicos, tela de 7” e volante multifuncional. Além disso, os revestimentos são macios ao toque.
Da mesma forma, os bancos são revestidos de tecido em tom escuro. Na parte inferior da cama, ainda há uma geladeira. Além disso, o DAF vem com controle eletrônico de estabilidade. Porém, equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, AEBS e avisos de risco de saída involuntária da faixa e de colisão frontal são opcionais.
Ficha técnica DAF XF 480
Aplicação | Rodoviária |
Motor | Paccar MX-13, seis-cilindros em linha, 13 litros, 480 cv e 255 mkgf de 900 a 1.365 rpm |
Transmissão | ZF Traxon, de 12 marchas, automatizada |
Entre-eixos | 3.600 mm |
Suspensão dianteira | Mola parabólica |
Suspensão traseira | Mola parabólica |
PBT (kg) (técnico/legal) | 27.100/23.000 |
PBTC (kg) | 56.900 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 9.705 |
Preço | R$ 1.075 milhão |