Mercado

DAF XF 480, Iveco S-Way 480 ou VW Meteor 480: as diferenças entre os caminhões 6x2 de 480 cv

Caminhões 6x2 de 480 cv disputam espaço no Brasil com foco em eficiência, conforto e robustez e ainda têm em comum a caixa ZF Traxon

Andrea Ramos

26 de ago, 2025 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhões 6x2 de 480 cv ganham força no Brasil com DAF, Iveco e Volkswagen
Caminhões DAF (1)
Crédito:Fotos: DAF
Caminhões 6x2 de 480 cv ganham força no Brasil com DAF, Iveco e Volkswagen

O mercado de caminhões 6x2 pesados de 480 cv vive um momento aquecido no Brasil. A principal explicação é o avanço dos implementos de 4 eixos, que oferecem 1,5 tonelada a mais de PBTC em relação ao bitrem. A vantagem está em manter apenas uma caixa de carga e um único emplacamento, contra duas caixas e dois registros no bitrem. Essa combinação torna o 6x2 uma solução cada vez mais buscada por transportadores em rotas de médias e longas distâncias.

Com isso, os caminhões na faixa dos 450 cv de potência vêm ganhando espaço em relação aos 500 cv que tracionam os caminhões 6x4 mais pesados. Nesse sentido, DAF, Iveco e Volkswagen Caminhões são três marcas tradicionais que atuam com modelos na faixa dos 480 cv. E o Estradão apresenta o que cada um oferece de solução técnica.

VEJA MAIS:

DAF XF 480: robustez e conforto europeu

Caminhões 6x2 de 480 cv ganham força no Brasil com DAF, Iveco e Volkswagen
O DAF XF é o mais vendido entre os três modelos e já está entre os cinco mais emplacados entre os pesados - Fotos: DAF

O DAF XF 480 vem equipado com o motor Paccar MX-13 de 12,9 litros, que entrega 480 cv e torque de até 255 mkgf entre 900 e 1.425 rpm. O propulsor é combinado à transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, bastante difundida entre os concorrentes por prever o percurso cerca 2,5 km à frente.


Seja como for, o modelo se destaca pelo freio motor potente (490 cv) em três estágios e pela cabine Super Space, que privilegia o espaço interno e o conforto do motorista em viagens longas. Oferece ainda itens de auxílio à condução, como ACC (piloto automático adaptativo), LDWS (aviso de saída de faixa) e VSC (controle eletrônico de estabilidade), além da opção de climatizador de teto e cama Xtra Comfort.

Iveco S-Way 480: foco em eficiência

Por sua vez, o S-Way 480 chega com o motor Cursor 13 de 12,9 litros, que desenvolve 480 cv e torque de 250 mkgf entre 1.000 e 1.400 rpm. O grande trunfo está nos sistemas embarcados de economia de combustível. Como o PECC (Predictive Economy Cruise Control), que antecipa trocas de marchas de acordo com a topografia. Do mesmo modo, o EcoRoll, que coloca a transmissão em ponto morto em descidas para aproveitar a energia cinética.

Caminhões 6x2 de 480 cv ganham força no Brasil com DAF, Iveco e Volkswagen
Iveco S-Way tem o freio-motor mais potente da categoria, de 610 cv de capacidade de frenagem - Fotos: Iveco

O freio motor tem 610 cv em quatro estágios, um dos mais fortes da categoria, e há opção de intarder para ampliar a segurança em operações severas. O S-Way também aposta na cabine com design aerodinâmico e soluções de conectividade que aumentam a eficiência operacional.

Volkswagen Meteor 480: potência com CMT elevado

O VW Meteor 28.480 é impulsionado pelo motor MAN D26 de 12,4 litros, que entrega 475 cv a 1.800 rpm e torque máximo de 244 mkgf entre 930 e 1.350 rpm. A transmissão é a conhecida ZF TraXon de 12 marchas, com versões com ou sem retarder.

Um diferencial do Meteor é a capacidade máxima de tração (CMT) de até 70 toneladas, superior à dos concorrentes. Isso amplia a versatilidade em composições rodoviárias mais pesadas. O modelo também oferece opções de suspensão traseira metálica ou pneumática e mantém o conceito de cabine alta com foco em espaço interno.


Caminhões 6x2 de 480 cv ganham força no Brasil com DAF, Iveco e Volkswagen
Além da CMT de 70 t, o preço do caminhão é mais competitivo frente aos concorrentes - Fotos: VWCO

No mercado

Em termos de popularidade nas vendas, os três trucados ocupam lugar de destaque. Ou seja, esses caminhões 6x2 estão entre os 10 caminhões pesados mais vendidos do País. Destaque para o DAF XF que de janeiro a julho teve 1.450 unidades vendidas. Assim se posicionando como o quinto caminhão mais emplacado. Em seguida vem o Iveco S-Way, na sétima posição com 1.118 emplacamentos. E o VW Meteor 28.480 ocupa a décima posição com 900 unidades comercializadas.

O preço desses caminhões também é similar. Assim, segundo a Fipe, o XF 480 custa R$ 900.492. Já o Iveco S-Way chega ao preço de R$ 911.766. O Volkswagen é o que tem preço mais convidativo e custa R$ 885.571.

Comparativo técnico

No comparativo direto, os três caminhões 6x2 giram em torno dos 480 cv de potência. Mas o DAF XF se destaca ao entregar o maior torque da categoria. No quesito freio motor, o diferencial fica por conta do Iveco, que dispõe de 610 cv em quatro estágios, contra 490 cv do DAF e o sistema EVB do Meteor.

Além disso, no quesito eficiência, o S-Way aposta em recursos eletrônicos para reduzir o consumo, o XF reforça o conforto premium da cabine com ampla oferta de tecnologias de assistência e o Meteor ganha pontos pela robustez, especialmente pela maior capacidade máxima de tração do segmento, de 70 toneladas.


Assim, cada modelo atende a um perfil distinto de transportador. Em outras palavras, quem busca eficiência tende a olhar para o Iveco, quem valoriza conforto e tecnologia encontra atrativos no DAF. E quem precisa de força e robustez adicionais encontra no Volkswagen a solução mais adequada.

Ficha Técnica dos caminhões 6x2 mais populares

CaracterísticasDAF XF 480Iveco S-Way 480VW Meteor 28.480
MotorPaccar MX-13, 12,9 L, 6 cil.FPT Cursor 13, 12,9 L, 6 cil.MAN D26, 12,4 L, 6 cil.
Potência480 cv @ 1.600 rpm480 cv @ 1.400-1.900 rpm475 cv @ 1.800 rpm
Torqueaté 2.500 Nm (900–1.425 rpm)2.450 Nm (1.000–1.400 rpm)2.400 Nm (930–1.350 rpm)
TransmissãoZF TraXon, 12 marchas auto.ZF TraXon 12TX, 12 marchas auto.ZF TraXon 12TX, 12 marchas auto.
Freio Motor490 cv em 3 estágios610 cv em 4 estágios + intarder opc.EVB (Exhaust Valve Brake) + intarder opc.
PBT legal23.000 kg23.000 kg23.000 kg
PBTC56.900 kg58.500 kg58.500 kg
CMT60.000 kg60.000 kg70.000 kg
Suspensão traseiraBalancim metálica ou pneumática opc.Metálica ou pneumática (4 bolsões)Metálica ou pneumática (4 bolsões)
Cabine / ConfortoSpace / Super Space, climatizador, ACC, cama Xtra ComfortGrand/Mega Cab, EcoRoll, PECC, foco em eficiênciaCabine leito teto alto, foco em robustez, maior CMT
Fonte: DAF/Iveco/Volkswagen Caminhões

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião