A série XD de caminhões da DAF recebeu nesta terça-feira, 19, o prêmio Caminhão internacional do Ano 2023. O Truck of the Year é uma premiação anual e, desta vez, teve como o palco o IAA Transportatin. O Salão de Hannover é considerado como o maior evento do setor de transportes da Europa. A feira vai até o próximo domingo, 25, na Alemanha.
Além disso, a marca levou ao evento as versões elétricas da linha. Segundo a fabricante, a autonomia supera os 500 km. Inicialmente, o mercado europeu vai ser o primeiro a receber esses modelos. Portanto, ainda não há previsão de vinda ao Brasil.
De acordo com as regras do concurso, só podem participar caminhões lançados nos últimos 12 meses. Além disso, para participar o modelo tem de trazer contribuições para melhorar a eficiência do transporte rodoviário de carga.
Publicidade
DAF vira referência
Assim, a avaliação inclui critérios como inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de manobra e consumo de combustível. Bem como questões ligadas ao impacto ambiental e ao custo total de propriedade.
Segundo o presidente do prêmio, Gianenrico Griffini, o caminhão da DAF define uma nova referência na sua classe. “Ele melhora significativamente a visão direta e indireta. Assim, aumenta a segurança. Esse é um fator essencial para veículos de distribuição.”
Nova linha XD tem câmeras em vez de retrovisores convencionais; Foto: Andrea Ramos/Estradão
Linha XF no Brasil
Segundo a organização, 24 jornalistas do setor de veículos comerciais da Europa formam o júri. No ano passado, o prêmio "Caminhão Internacional do Ano 2022" ficou com as séries XF, XG e XG⁺ do novo DAF. Ou seja, são modelos para transporte de longa distância e cargas pesadas.
O lançamento da nova geração da DAF na Europa ocorreu em 2022. Com isso, a marca informa que inaugurou um novo segmento de mercado. Segundo a marca holandesa, a evolução da linha XF é formada por caminhões Premium.
Atualmente, a DAF vende no Brasil a linha XF que foi renovada há cerca de dois anos. Além disso, esses modelos já atendem as novas regras do Proconve P8, que entram em vigor em janeiro de 2023. Portanto, os modelos que estão sendo lançados em Hannover devem demorar a chegar ao mercado brasileiro.
A jornalista viajou à Alemanha a convite da Anfavea