Desde que iniciou as vendas no País, em 2013, a DAF Caminhões já produziu e vendeu 40 mil veículos. O modelo que celebra o feito é o DAF XF 530 com tração 6x2. O caminhão de 530 cv de potência é o terceiro mais vendido do País.
Nesse sentido, conforme a Fenabrave, de janeiro a julho, a marca já vendeu 2.589 unidades do modelo. Assim, conforme a DAF, a maior parte dos modelos nessa potência são com tração 6x4. Ou seja, 53% das vendas são do traçado, direcionado ao transporte com capacidade de até 74 t de PBT. E atrelados a rodotrem.
VEJA TAMBÉM
Volvo atualiza sistemas de segurança ativa de seus ônibus
Maioria dos caminhoneiros trabalha de 9 a 12 horas por dia
Stellantis lança novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert no Brasil
Publicidade
Seja como for, a edição do caminhão 40 mil foi entregue à frota da Theo Transportes, de Ibirubá, RS. Dessa forma, o modelo sai de fábrica em uma cor especial Demo Yellow, com cabine Super Space e acabamento Comfort e com suspensão pneumática.
DAF XF
O motor é o Paccar MX-13 com 530 cv, atendendo ao Proconve P8 (Euro 6). Esse propulsor conta com torque máximo de 265 mkgf. Trata-se de um seis-cilindros em linha de 12,9 litros. Conta com sistema de injeção common-rail e freio motor de 490 cv com três estágios de potência. A transmissão ZF Traxon é de 12 velocidades automatizada.
Ademais, o trem de força traz algumas alterações mecânicas em relação às versões Euro 5. Nesse sentido, segundo a engenharia da DAF, a combinação das trocas de marchas otimizadas e os eixos traseiros que tiveram melhora aerodinâmica, podem resultar em uma redução de até 2% no consumo de combustível.
Destaque para o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) de série. O componente gera economia de até 6%. No total, são até 8% de eficiência de combustível, além da redução de CO₂.
“Essa é mais uma conquista para a DAF Caminhões no Brasil. Este momento histórico reforça nossa estratégia de conquistar o mercado brasileiro, atendendo às mais diversas aplicações. Crescemos no mercado porque combinamos os nossos produtos com o relacionamento próximo com nossos clientes e um pós-venda que está em constante evolução”, diz o diretor comercial da DAF Caminhões, Luís Gambim.
DAF vende 12 mil caminhões Euro 6
Dessas 40 mil unidades fabricadas e vendidas no mercado brasileiro nesses 11 anos, 12 mil são modelos Euro 6. Nesse sentido, o primeiro modelo a sair de fábrica com a tecnologia, foi um semipesado CF 370 4x2.
Presente no Brasil desde 2011, a DAF Caminhões, de origem holandesa e subsidiária do grupo norte-americano Paccar, já se consolidou como uma das maiores companhias do segmento de linha pesada no País.
Nesse sentido, no primeiro semestre a DAF cresceu 28,5% mais nas vendas em relação ao semestre anterior. Assim, se tornando a terceira montadora que mais cresceu no período, ocupando a 5ª posição no ranking geral entre as fabricantes. Ao todo, foram 4.600 unidades comercializadas somente nos primeiros seis meses de 2024.
Atualmente, a marca conta com 61 pontos de atendimento em todo o País. Mas projeta aumentar para 76 até o final de 2024, entre Concessionárias DAF e Lojas TRP.
Suporte e pós-venda
Com o crescimento da frota da marca, segundo Gambim, o nível dos serviços e o aprimoramento constante da área de pós-venda se tornaram pontos cruciais. Dessa forma, a marca conta com uma série de ofertas para cobrir as necessidades dos clientes. Como o DAF Multisuporte que oferece planos personalizados com cobertura nacional.
Do mesmo modo, há o DAF Assistance. Ou seja, um serviço oferecido gratuitamente para os veículos durante o período de garantia e está disponível para os pacotes DAF Multisuporte. Para se ter ideia, dos chamados recebidos, 90% são solucionados remotamente ou no local da ocorrência.
Com uma central única que agiliza o atendimento ao cliente, o serviço facilita o agendamento de revisões com profissionais capacitados pelo DAF Academy, garantindo suporte e reposição de peças sem custo adicional. Ao entrar em contato pelo telefone 0800 703 3360, que também é WhatsApp, os clientes podem solicitar assistência técnica emergencial na estrada, agendar serviços nas concessionárias, bem como esclarecer dúvidas e enviar sugestões.