Mesmo com um cenário desafiador em 2022, ainda sob ameaça de falta de peças, inflação alta e instabilidade econômica, a DAF projeta aumentar em 20% suas vendas de caminhões no País. Para tanto, a expectativa da montadora holandesa é vender 6.700 modelos. Com esse total, a DAF estabelecerá mais um recorde no País.
No ano passado, a fabricante teve o seu melhor desempenho desde que começou a atuar no mercado nacional, há oito anos. De acordo com a marca, foram entregues 5.600 caminhões pesados e extrapesados. Um crescimento, portanto, de 46,2% sobre as 3.381 unidades de 2020. Com as vendas até o ano passado, há cerca de 19 mil caminhões DAF XF e CF rodando por estradas brasileiras.
Investimentos em automação
A DAF quer potencializar os bons resultados de 2021. A estratégia da empresa é continuar a investir na sua fábrica de Ponta Grossa, no Paraná. Assim, vai promover melhorias para alavancar a participação no mercado e vendas para outros países da América do Sul.
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A montadora vai investir na modernização e automação da linha de produção. E adotar o conceito da indústria 4.0 para aumentar a capacidade produtiva neste ano, e ampliar recursos de engenharia, bem como testes de rodagem com os caminhões nacionais.
Por isso, a DAF iniciou 2022 com o lançamento do CF chassi rígido com motor Paccar GR-7, disponível nas versões 6x2 e 8x2. O novo caminhão semipesado, aliás, amplia a participação da marca no segmento.
Foco nas exportações
Da fábrica de Ponta Grossa, a DAF focará neste ano nas exportações para América do Sul. De acordo com a montadora, será um movimento gradual. Em dezembro do ano passado, a marca exportou para o Chile o primeiro modelo, o DAF CF fora-de-estrada.
O Grupo PACCAR, que é dono das marcas DAF e Kenworth, já está presentes em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru. No entanto, são modelos importados da Europa e do México, e não do Brasil. Mas isso pode mudar nos próximos anos com os novos investimentos.