A DAF anunciou que os caminhões das linhas XF, XG e XG+ da nova geração, disponíveis na Europa, agora contam com motor compatível com biodiesel B100. De acordo com o fabricante, a novidade atende a transportadores que buscam alternativas sustentáveis para suas operações, sobretudo em regiões onde a oferta do combustível renovável é maior do que outras opções de baixo carbono.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz lança linha Sprinter com motor mais potente
- XCMG testará caminhão gigante de mineração no Brasil
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
O motor dos caminhões DAF ajustado para receber B100 é o Paccar MX-13, que entrega até 480 cv de potência. Além disso, o propulsor possui um software específico para operar com o B100, que leva em consideração o menor poder calorífico do biocombustível. Segundo o fabricante, o uso de biodiesel reduz as emissões de CO₂ do poço à roda em 90% comparado ao diesel fóssil.
Os motores a combustão dos caminhões DAF à venda na Europa também podem receber HVO (Hydrotreated Vegetable Oil). Esse combustível é um tipo de diesel renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, que passam pelo processo de hidrogenação. O biodiesel pode ser feito com as mesmas matérias-primas, mas por meio da transesterificação.
“Todos os caminhões DAF com motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais prontamente disponível em algumas regiões’, afirma o engenheiro-chefe da DAF Trucks, Jeroen van den Oetelaar. ‘Com a opção B100, agora estamos oferecendo aos transportadores outra maneira de reduzir sua pegada ecológica sem fazer nenhuma concessão em relação à confiabilidade do veículo.’
A nova motorização do caminhões DAF na Europa está disponível para caminhões rígidos e cavalos mecânicos.