Na 24ª Fenatran, a DAF anuncia a conquista de 10% de participação de vendas no mercado brasileiro de caminhões. Além disso, traz novidades para as linhas CF e XF. Destaque para a versão rodoviária do CF com novo motor, bem como os três lançamentos da linha CF para o segmento de caminhões vocacionais. Com isso, a marca visa operações de transporte dos segmentos de mineração, florestal e construção civil.
Seja como for, o CF voltado à mineração é o principal lançamento da marca na edição de 2024 da Fenatran. Destinado à operação em minas e com possibilidade de atuar na construção pesada, o modelo está disponível em versões com tração 8x4 e 6x4. E pode ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto.
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Motor Paccar MX-13
O modelo é entregue com cabine simples e motor Paccar MX-13 de 13 litros e 480 cv de potência. O freio motor tem 490 cv de capacidade de frenagem. Nesse sentido, isso, o motor é combinado à transmissão ZF TraXon automatizada de 12 velocidades e o Intarder quer, combinado ao freio motor, tem até 1.300 cv de capacidade de frenagem.
Segundo a marca,. o modelo estreia em duas versões. Ou seja, com 6x4 e peso bruto total (PBT) de 48 toneladas, e 8x4 com PBT de 58 t. Contudo, em ambos a capacidade máxima de tração (CMT) é de 150 t. Há três configurações de cabine: Day, Sleeper e Space Cab.
Assim, a versão CF Florestal é indicada para operações de transporte do setor de madeira, bem como canavieira. Para isso, pode ser atrelado a reboque e guindaste pesados. Colabora com isso o motor Paccar MX-13, oferecido nas duas versões. No caso da opção com tração tx4, o freio motor tem 490 cv,
CF para construção é versátil
O novo CF Construção, como o nome indica, destina-se à operações de transporte da área de construção civil. Porém, também pode ser utilizado por clientes do segmento de agronegócio. Com tração 6x4, o modelo vem com motor Paccar PX-7 de 7 litros e 310 cv de potência. Seu freio motor gera 245 cv e a transmissão é ZF EcoMid, manual de 9 velocidades.
O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine simples, a Day Cab. Bem como com eixos sem redução para 21 toneladas. Dessa forma, o PBT é de 28,1 t e o CMT de 42 t.
Entre os tipos de aplicações, destacam-se basculante, plataforma e bomba concreto para construção. Porém, para o agronegócio, o modelo pode ser atrelado a implementos do tipo silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.
CF ganha também novos modelos rodoviários com inédito motor de 9 litros
Para atender às atividades de médias e curtas distâncias rodoviárias, a linha CF ganha versão trator rodoviário com o motor Paccar PX-9, de 9 litros. Dessa forma, a DAF deixa de oferecer o motor de 11 litros. Dessa forma, a novidade chega nas opções de configurações 4x2 e 6x2.
De acordo com o diretor comercial da DAF, Luis Gambim, o motor de 11 litros tem um custo muito próximo do motor de 13 litros. Por isso, os veículos serão estratégicos para o crescimento da família CF no Brasil.
“Esse é um segmento sensível a preço. Contudo, com esses motores, os caminhões têm um custo reduzido, incluindo o de manutenção. Além de contribuir com a redução de peso. O que se traduz em maior capacidade de carga”, diz o executivo.
XF elétrico
A DAF também está apresentando na Fenatran, o XF Elétrico. Por ora, a intenção da marca é apresentar a tecnologia que já está pronta e rodando na Europa. Além de estudar o mercado.
Nesse sentido, Gambim adianta que há clientes, transportadores e embarcadores, interessados na solução. "Mas ainda é uma tecnologia cara e que requer investimentos. Por isso, ainda vamos analisar o mercado", explica.
Serviço
Fenatran 2024
Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo.
Quando: Dia 04/11, das 16h às 21h; Dias 05 a 08/11, das 13h às 21h.
Entrada gratuita, requer credenciamento no site da feira.