A linha 2025 de caminhões DAF traz novidades que, segundo a marca, vão contribuir para reduzir em até 3% o consumo de diesel. Nesse sentido, uma das principais atualizações foi feita nos motores. Agora, os Paccar MX-11 e MX-13 têm válvulas controladas de acordo com o princípio de Miller. Ou seja, as de admissão fecham mais tarde. Com isso, há menor necessidade de energia durante a compressão.
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Em outras palavras, isso resulta na produção de menos óxidos de carbono, por causa da redução da recirculação dos gases de escape, e no aumento da eficiência. A DAF também ajustou o turbocompressor ao novo sistema de válvulas e instalou uma bomba de refrigeração de acionamento duplo.
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Outra importante mudança é o novo compressor de ar comprimido de dois cilindros, que agora pode ser desligado. Além disso, a DAF informa que está utilizando o que é considerado como a última geração de bicos injetores.
Novos eixos traseiros
A DAF também revisou os eixos traseiros SR1344. Agora está disponível com uma nova opção de 2,64:1. A novidade, segundo a DAF, é mais robusta e durável. Aumentando mais ainda mais a eficiência do trem de força e reduzindo as perdas por atrito.
Seja como for, o novo eixo passa a ser introduzido em toda linha de caminhões. Seja com motor Paccar MX-11 que parte de 370 cv, até os modelos topo de linha do Paccar MX-13 com 530 cv.
DAF vem inovando a nova geração desde 2021
Vale lembrar que desde 2021, a DAF Trucks vem promovendo mudanças significativas em seus caminhões. Nesse sentido, naquele ano a linha ganhou as manchetes com a introdução das linhas XF, XG e XG+ ao serem os primeiros caminhões a utilizar as novas regras de comprimento da União Europeia (UE). Ou seja, de melhorar a aerodinâmica e trazer mais qualidade de vida a bordo ao motorista.
Dessa forma, os caminhões ganharam 16 cm a mais na parte frontal para a frente e até 33 cm adicionais na parte traseira. Como resultado, além de ficarem 10% mais econômicos, o volume na parte interior da cabine aumentou, no caso do XG+ em 12,5 m³.
Por ora, as novidades não vêm para o Brasil. Segundo a DAF Caminhões as motorizações dos caminhões DAF para o mercado europeu são diferentes das que circulam no País. Sobre o futuro, a marca não comenta os planos.