Entrevista

Da bicicleta ao império de caminhões, Rodonaves faz 45 anos mirando expansão

De entregas de bicicleta a frota com mais de 3.000 veículos, Rodonaves mira novos mercados e investimentos em tecnologia para os próximos anos

Thiago Vinholes

08 de nov, 2025 · 12 minutos de leitura.

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Rodonaves. João Naves, Vera Naves
João e Vera Naves: casal comanda a Rodonaves há mais de 40 anos
Crédito:Rodonaves/Divulgação

De Norte a Sul do Brasil, mercadorias e insumos passam pelas mãos da Rodonaves antes de chegar às prateleiras e outros destinos. Com mais de 3.000 caminhões, a transportadora completou 45 anos neste mês mantendo um modelo de gestão familiar. Dirigida pelo casal João e Vera Naves, a empresa com sede em Ribeirão Preto (SP) reúne hoje 10.000 funcionários e projeta expansão para os próximos anos.

João Naves, fundador e presidente da Rodonaves, foi um dos pioneiros no Brasil no que hoje se conhece como “last mile”, a última etapa da entrega de encomendas ao cliente. “Eu recebia os pacotes que chegavam de ônibus na rodoviária de Ribeirão Preto e distribuía pelas casas com a minha bicicleta”, contou Naves em entrevista ao Estradão. “Eu faturava um cruzeiro por pacote. O negócio ficou bom mesmo depois que eu comprei uma Kombi e comecei a receber dois cruzeiros por entrega.”

Em 1980, época da Rodonaves Transporte e Encomendas — a primeira fase da empresa —, um cruzeiro equivaleria hoje a algo entre R$ 0,25 e R$ 0,30. “Eu nunca fui careiro. Sempre cobrei o preço justo por um serviço de qualidade. E assim o negócio foi crescendo”, disse Naves, que comprou a primeira Kombi da empresa em 1981. "Em três anos, já tínhamos três Kombis e um caminhão pequeno", continuou João. A bicicleta, a 'Charmozinha', acabou aposentada, mas foi preservada pela companhia como uma relíquia.

bicicleta,
João e Vera na "Charmozinha", bicicleta que deu origem a empresa em 1980 - Rodonaves/Divulgação

De Ribeirão Preto para o Brasil

O trabalho que começou com uma bicicleta e depois com uma Kombi logo abriu novas rotas. “Chegou um momento em que Ribeirão Preto ficou pequena para nós”, recorda João Naves. “As encomendas começaram a vir de cidades vizinhas. Além disso, eu mesmo passei a dirigir os caminhões nas entregas mais distantes. Deixou de ser um serviço local para se transformar em uma transportadora regional.”


Entre 1980 e 1990, a Rodonaves operou em um pequeno box na rodoviária de Ribeirão Preto. Nesse tempo, a empresa realizava entregas com veículos próprios e também de parceiros. Foi nesse período que Vera Naves, esposa de João, passou a atuar mais diretamente no negócio, ajudando a organizar a parte administrativa e a profissionalizar os processos. Hoje, ela é vice-presidente da Rodonaves. “Eu cuido da conversa e ela dos números”, conta João. Vera rebate com bom humor: “Ele vai rasgando e eu vou costurando.”

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Fachada da Rodonaves em 1980, na rodoviária de Ribeirão Preto - Rodonaves/Divulgação

O crescimento da Rodonaves acelerou a partir de 1987, quando a empresa firmou parceria com outra transportadora. A união abriu caminho para mais rotas de entrega e deu à empresa o impulso para sair das fronteiras do interior paulista. “A gente sempre acreditou em fazer junto, somar forças. Foi assim desde o começo”, lembra João.

Nos anos 1990, o volume de encomendas aumentou tanto que o pequeno box na rodoviária já não comportava a operação. A empresa se mudou para um prédio maior, no bairro Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, e a parceria de antes se transformou em sociedade. “Era o sinal de que estávamos no caminho certo. A gente reinvestia tudo o que ganhava”, conta Vera.

Vendaval inspirou novos negócios

A partir de 1997, a Rodonaves ampliou sua atuação para Goiás e o Distrito Federal, abrindo as primeiras filiais fora de São Paulo. No mesmo ano, nasceu a Rodonaves Corretora de Seguros, criada para atender à demanda dos clientes em reforçar a segurança das operações. “Criamos a corretora depois do grande vendaval em Ribeirão Preto, em 1994, que arrasou nossa base. Sentimos como era essa dor, de precisar de um bom seguro”, explicou João.


frota, Kombi
Em 1984, a empresa contava com três Kombis e um caminhão pequeno - Rodonaves/Divulgação

Em 1998, o casal inaugurou a primeira sede própria da Rodonaves, com uma plataforma de 4.000 m² e área total de 14.000 m² no bairro Lagoinha, em Ribeirão Preto. “Era a casa que a gente sonhou construir para a empresa”, resume Vera.

Centros de distribuição, locação de caminhões, concessionárias

A partir dos anos 2000, a Rodonaves viveu uma nova fase de expansão e estruturação. A transportadora ampliou sua atuação para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2006, inaugurou o novo Centro de Transferência de Cargas (CTC) em Americana (SP), com 5.000 m² de plataforma e 14.000 m² de área total, além de uma unidade de atendimento em São José do Rio Preto (SP). “Infraestrutura é o que dá sustentação ao crescimento. Sempre investimos antes de precisar”, revelou João Naves.

Em 2009, o casal inaugurou a nova sede da matriz em Ribeirão Preto. De acordo com a companhia, o espaço foi projetado para reunir eficiência operacional e conforto aos colaboradores. “Queríamos que o ambiente refletisse o tamanho da empresa e o cuidado com as pessoas que fazem parte dela”, explica Vera Naves.

Centro de Distribuição,
Grupo possui 15 Centros de Transferência de Cargas pelo Brasil - Rodonaves/Divulgação

A partir de 2011, o grupo diversificou os negócios. A criação da Rodonaves Iveco marcou a entrada no setor automotivo, oferecendo caminhões, peças e serviços de manutenção. Atualmente, a empresa possui três concessionárias. “A transportadora nasceu na estrada, então faz todo sentido entender também do veículo que carrega o nosso trabalho”, diz João. No ano seguinte, surgiram as empresas de locação e manutenção de caminhões, integrando novos serviços ao grupo.

Essa estrutura de apoio deu à Rodonaves mais agilidade e controle sobre a operação. “Tudo o que implantamos teve um propósito: manter a qualidade, bem como garantir que cada entrega chegasse com a nossa assinatura”, ressaltou Vera.

Hoje, a companhia administra uma rede com 427 unidades entre filiais, parceiros e 15 Centros de CTCs por todo País. Em 2024, a empresa transportou mais de 723 mil toneladas de cargas e realizou em média 84 mil coletas e entregas por dia.

Rodonaves volta às origens, mas com os olhos no futuro

Com 45 anos de estrada, a Rodonaves investe para se tornar o principal ecossistema logístico independente e integrado do Brasil até 2030. O plano estratégico inclui a ampliação dos negócios em transporte, armazenagem e tecnologia, além de investimentos em eficiência operacional e sustentabilidade. Dessa forma, a companhia projeta atingir R$ 6 bilhões em faturamento até o fim da década.

Rodonaves Express
Rodonaves Express já opera caminhões elétricos - Rodonaves/Divulgação

Para João Naves, o crescimento da empresa é resultado da união entre tradição e inovação. “A gente nunca parou de sonhar, mas também nunca perdeu o pé no chão. Tudo o que construímos veio de trabalho e de acreditar nas pessoas certas”, afirma. Vera complementa: “Nosso desafio agora é continuar crescendo sem perder a essência. A Rodonaves nasceu próxima das pessoas e é assim que queremos seguir.”


Entre as novas iniciativas, a divisão Rodonaves Express prepara um projeto de entregas urbanas com bicicletas elétricas, voltado às operações de última milha nas grandes cidades. A proposta é como um retorno às origens da companhia — que começou justamente com João Naves fazendo entregas de bicicleta em Ribeirão Preto —, mas com soluções sustentáveis e tecnologia de ponta. “É como fechar um ciclo”, diz João. “Voltamos à bicicleta, mas com um propósito ainda maior.”

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