O motor X10 é uma das novidades que a Cummins vai mostrar no IAA Transportation, nome oficial do Salão de Hannover. Segundo a fabricante, esse motor atende as normas do Euro 7, a próxima fase do programa europeu de redução de emissões de poluentes por veículos. Para isso, o X10 traz um sistema mais eficiente de pós-tratamento dos gases de escape.
De acordo com a Cummins, a ênfase da nova norma são as emissões de material particulado. Nesse sentido, a fabricante informa que o X10 reduz as emissões de dióxido de carbono em 75% e filtra as partículas finas de forma mais eficaz. Com versões entre 320 e 450 cv (torque máximo entre 1.355 e 2.237 Nm), o X10 é destinado a caminhões e ônibus especializados.
de Além disso, o motor é semelhante ao preparado para Euro 6. Do mesmo modo, note-se que as diferenças nas emissões entre o Euro 6 e o Euro 7 não são muito diferentes, uma vez que a ênfase aqui está nas partículas.
Publicidade
A feira, cons, Cummins vai mostrar no IAA Transportation. O Salão Internacional de Transporte acontece entre 17 e 22 de setembro, em Hannover, Alemanha.
VEJA TAMBÉM
Chinesa Foton faz 28 anos e prepara lançamentos no Brasil; veja quais
Caminhão Volvo VM 8x2 ganha trem de força da linha FH
Allison e Cummins testam novo motor a gás para caminhões
Além deste inovador motor diesel, a Cummins também traz um motor de combustão a hidrogênio, o X15. A empresa também adiantou que vai apresentar novidades em termos de acionamento totalmente elétrico, bem como com célula de combustível. Esta última, fruto da subsidiária Accelera by Cummins.
Outras soluções mostradas no IAA
Conforme a Cummins, para o IAA a companhia vai levar um amplo pacote de acionamentos, com os quais está preparada para atender todas as necessidades possíveis para o transporte livre de emissões. A fabricante de motores também apresenta uma inovadora suspensão independente Meritor, freios a disco pneumáticos e um sistema de armazenamento de hidrogênio.
Presidente e CEO da Cummins, Jennifer Rumsey, afirmou que as decisões sobre tecnologia energética se tornam cada vez mais complexas. Isso ocorre à medida que a indústria europeia de veículos comerciais se aproxima das regulamentações Euro 7.
“Estamos focados em fornecer uma ampla gama de soluções de energia que reduzam as emissões de gases de escape. E, ao mesmo tempo, forneçam o desempenho, a confiabilidade e o custo que atenda os nossos clientes e todo o setor de transporte.”