Tecnologia

Cummins bate recorde com caminhão a célula a hidrogênio que roda quase 3 mil km

Caminhão Kenworth T370 com sistema feito em parceria com a Cummins deixou de emitir 301 kg de de CO₂

Redação

05 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Accelera, da Cummins, roda quase 3 mil km com caminhão a hidrogênio
Cummins
Crédito:Fotos: Cummins
Accelera, da Cummins, roda quase 3 mil km com caminhão a hidrogênio

A Accelera, divisão de novos negócios da Cummins, entrou para o Livro dos Recordes. Conforme a empresa, um caminhão elétrico a célula a combustível de hidrogênio (FCEV) desenvolvido por ela rodou 2.906 km sem reabastecer. Trata-se da maior distância percorrida por um caminhão pesado equipado com essa tecnologia.

De acordo com a Cummins, a base do protótipo H2Rescue é um Kenworth T370. O modelo da Classe 7, com peso aproximado de 15 toneladas, pode substituir anualmente cerca de 6.900 litros de combustível fóssil. Em outras palavras, isso significa a redução de 2,5 t de gases de efeito estufa. 

Dessa forma, o caminhão foi monitorado o tempo todo. Assim, houve a validação feita por um um juiz do Guinness World Records. Ele confirmou que antes do início da viagem o tanque de hidrogênio foi lacrado. O ensaio ocorreu em vias da Califórnia, nos Estados Unidos.


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Hidrogênio é uma solução viável no TRC

Além disso, a operação provou que o hidrogênio é viável no transporte rodoviário. Em especial a de longas distâncias.

O caminhão tem sistema de célula a combustível da Accelera by Cummins. Do mesmo modo, há motor elétrico de 250 kW, equivalentes a 335 cv de potência. Na operação, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio. Conforme a empresa, a velocidade variou de 80 km a 88 km/h.

Além disso, o H2Rescue operou em temperaturas que variaram de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂. Para comparação, um caminhão similar com motor a diesel produz 301 kg ao percorrer o mesmo trecho.  


Vantagens estratégicas do hidrogênio 

O H2Rescue demonstrou que oferece desempenho robusto para aplicações de longa distância e ciclos de trabalho intensos. Incluindo caminhões pesados, caminhões basculantes, ônibus e sistemas ferroviários.

Além disso, desenvolve uma operação silenciosa, ideal para ambientes urbanos e missões críticas. Por fim, a sustentabilidade é o destaque da tecnologia. Afinal, a água como subproduto, contribui para a descarbonização do transporte.  

Seja como for, este projeto é fruto de uma colaboração estratégica entre a Accelera e a Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). Junto com o Departamento de Energia (DOE) e o Departamento de Defesa (DoD) norte-americanos.


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