Tecnologia

Cummins lança novo dispositivo de controle de pressão dos pneus

Novo sistema da Cummins pode reduzir em 1,5% o consumo de combustível e aumenta em 10% a vida útil dos pneus

Thiago Vinholes, especial para o Estradão

07 de out, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Cummins
Novo sistema de controle de pressão dos pneus será lançado em 2025
Crédito:Cummins/Divulgação

A Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) confirmou que lançará no mercado brasileiro o novo sistema Meritor CalibrAR, de controle da pressão dos pneus. A fabricante anunciou que o dispositivo serve exclusivamente em carretas, oferecendo mais segurança e economia ao operador, bem como benefícios na manutenção.

De acordo com a CDBS, o equipamento passa atualmente por testes de tropicalização. Ou seja, o dispositivo está em fase de adequação às características dos veículos disponíveis no Brasil. Segundo a companhia, o lançamento do Meritor CalibrAR no País ocorrerá em 2025.

“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, comentou Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.


Publicidade

Sistema da Cummins "assovia" quando há superaquecimento

O novo sistema Meritor CalibrAR mantém a pressão ideal dos pneus e repõe automaticamente o ar quando há vazamentos. Além disso, a atuação do equipamento ocorre com o veículo em movimento, permitindo que o motorista continue dirigindo em segurança até um ponto de manutenção.

Conforme divulgado pelo fabricante, o compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo alimenta o novo sistema de controle de pressão dos pneus.

“O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Na sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.


Cummins
Na ocorrência de superaquecimento, o sistema gera um "assovio" Cummins/Divulgação

Ainda de acordo com a CDBS, o Meritor CalibrAR possui proteções contra o superaquecimento na ponta do eixo. O fabricante afirma que o sistema, instalado na vedação do eixo, suporta temperaturas de até 160°.

Em caso de aquecimento excessivo, o dispositivo desvia o caminho do ar, que passa por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um “assovio” característico. Segundo o fabricante, este ruído alerta o operador sobre eventuais problemas no componente e indica a necessidade de manutenção.


Meritor CalibrAR reduz o consumo de combustível

O fabricante venderá o sistema Meritor CalibrAR em kits, incluindo todos os componentes necessários para a instalação. Segundo a Cummins, montar o dispositivo nos eixos leva cerca de três a quatro horas.

A CDBS destaca que o emprego do novo equipamento de controle de pressão reduz em até 1,5% o consumo de combustível do veículo e aumenta em 10% a vida útil do pneu. Além disso, o dispositivo diminuiu a frequência de calibração e prolonga os intervalos entre as trocas de pneus.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião