Um motor Cummins movido a gás vai ser utilizado como gerador de energia para o Hypertruck ERX,. Ou seja, o trem de força elétrico desenvolvido pela Hyliion em parceria com a Cummins. Segundo as duas empresas, o novo sistema equipará caminhões elétricos usados em operações de longa distância. Inicialmente, será preciso obter a certificação ambiental para o motor a gás.
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Na prática, o sistema é relativamente simples. Um conjunto elétrico vai mover o caminhão. Porém, a energia para alimentar esse trem de força não virá de baterias. O motor Cummins ISX12N vai gerar a eletricidade diretamente no veículo. Portanto, não é necessário fazer a recarga de baterias. Movido a gás, o seis-cilindros emite menos poluentes que outro equivalente a diesel.
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Segundo o gerente-geral da Cummins, J. Michael Taylor, o objetivo é reduzir as emissões de poluentes. Nesse sentido, a empresa foca o setor de caminhões pesados da América do Norte. "Integrar nosso motor com a solução Hyliion Hypertruck ERX é fundamental para oferecer um portfólio de powertrain que atenda metas de sustentabilidade”, diz.
Maior autonomia
Conforme a companhia, o Hypertruck ERX tradicional garante autonomia de 75 milhas no modo 100% elétrico. Ou seja, em torno de 120 km. Porém, com o motor Cummins a gás atuando como gerador, será possível rodar em torno de 1.000 milhas, ou 1.600 quilômetros.
Colabora com isso a boa rede de abastecimento de gás para veículos, sobretudo nos Estados Unidos. Segundo a Cummins, esse combustível é oferecido em 700 postos espalhados pelo país.
Segundo as duas empresas, os testes práticos estão em fase adiantada. Além disso, têm apresentado bons resultados. Como resultado, o início da produção do Hypertruck ERX com o motor Cummins ISX12N a gás está previsto para a virada de 2023 para 2024.