Notícias

Copa Truck: VW Meteor é o primeiro caminhão com motor híbrido

Equipe R9 Competições vai estrear a temporada da Copa Truck, que começa neste domingo (19), em Goiânia, com o caminhão VW Meteor híbrido

Redação

17 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

VW Meteor é o primeiro a estrear Copa Truck com motor híbrido
O caminhão VW Meteor Mission Zero com motor híbidro é o primeiro a estrear na Copa Truck no próximo domingo
Crédito:M+Still/Divulgação
VW Meteor é o primeiro a estrear Copa Truck com motor híbrido

A equipe R9 Competições vai entrar para a história logo em sua estreia na temporada 2023 da Copa Truck, neste domingo (19), em Goiânia. Trata-se da primeira equipe do mundo a exibir um caminhão híbrido em competições do gênero. Dessa forma, vai abrir a temporada com o VW Meteor Mission Zero, caminhão de número 4 do piloto Felipe Giaffone. Assim, a Volkswagen Caminhões também integra a parceria no projeto do veículo.

Entretanto, o caminhão híbrido vai entrar na pista somente nos treinos desta sexta-feira (17). Isso porque o regulamento da competição ainda não permite modelos com tecnologia alternativa ao diesel. Contudo, o objetivo da VWCO e da equipe R9 é utilizar as pistas como laboratório. Inclusive para outras marcas. Afinal, a inserção dessa tecnologia é uma caminho sem volta. Por isso, a aposta é que, a partir de 2024, a Copa Truck terá caminhões híbridos ou elétricos nas corridas. É uma tendência.

LEIA MAIS
Preço do diesel baixa mais 3,3% nos postos do Brasil
Veja quais são os caminhões mais potentes do Brasil
Leitura do cérebro ajuda motorista profissional a dirigir melhor


Publicidade

Seja como for, trazer um caminhão híbrido para as pistas tem como propósito seguir o caminhão da emissão zero de carbono na competição. Bem como serve de vitrine para inovações. Nesse sentido, a tecnologia híbrida, a partir de agora, começa a ser testada em condições extremas. Com foco em eficiência energética, mas também na segurança. Assim como na otimização de peso e na neutralização das emissões de carbono.

"Este será um ano inesquecível. E marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional", celebra o piloto da equipe R9, Felipe Giaffone.

VW Meteor é o primeiro a estrear Copa Truck com motor híbrido
O caminhão VW Meteor com motor híbidro é o primeiro a estrear na Copa Truck no próximo domingo Leo Doca /Divulgação

Motor híbrido e mais leveza

No VW Meteor híbrido, o motor elétrico serve de auxílio ao motor a diesel. Assim, gera 100 cv, enquanto o propulsor de 13 litros desenvolve 900 cv de potência. A parte eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada os sistemas de tração, elétrica e combustão. Ademais, há um sistema de regeneração de energia na frenagem. O conhecido Kers, que ajuda a recarregar as baterias em movimento. Tudo é controlado por botões no volante.

O caminhão traz ainda partes de sua estrutura de proteção das baterias feita de nióbio. Ou seja, como parte da sustentabilidade está a adoção de materiais mais leves. Mas, de acordo com a engenharia da equipe, a intenção é, ao longo do campeonato, fazer uso do material em outras partes do veículo. Da mesma forma, a partir da experiência com o VW Meteor Mission Zero, a R9 Competições quer adotar a tecnologia nos demais caminhões da equipe.

Estradão está no Instagram, confira!


Deixe sua opinião