A Mercedes-Benz e a ASG Motorsport apresentaram os novos pilotos que vão compor a temporada 2023 da Copa Truck. Bem como o novo caminhão que vai representar a marca da estrela na competição. Como novidade, a equipe traz o Actros com várias modificações e novas tecnologias a bordo. Por exemplo, o caminhão está com a tara mais leve, limitado a 4 toneladas. Além disso, tem motor com novidades para o campeonato deste ano.
"Acreditamos muito no equilíbrio do peso dentro do regulamento. Além disso, graças à inteligência embarcada do caminhão, agora contamos com um sensor de fumaça que nos leva ao padrão da Euro 5", diz o piloto e dono da ASG Motorsport, Roberval Andrade.
LEIA MAIS
Uber de caminhões conecta donos de carga e caminhoneiros
Ladair Michelon, comprador do primeiro Scania no Brasil, lança livro
Caminhão Iveco S-Way tem toda a produção de 2023 esgotada no Brasil
Publicidade
Actros Copa Truck tem câmeras do lugar dos retrovisores
Além da customização interna da cabine, o Actros Copa Truck vai para a pista com o sistema MirrorCam, que utiliza câmeras no caminhão no lugar dos espelhos retrovisores externos convencionais. Nesse sentido, a engenheira chefe da equipe, Rachel Loh, brinca que os novos veículos desta temporada estão saindo do analógico para a era digital.
"O caminhão não tem mais reloginhos. O ambiente deu lugar a mais sensores. O que para nós se traduz em mais aquisição de dados. O que nos permite trabalhar mais com esses dados e desenvolver um caminhão cada vez mais preparado", diz Loh.
O bólido OM de 13 litros
A equipe estreia com caminhões equipados com motor Mercedes-Benz OM 460, de 13 litros e seis cilindros em linha. Ou seja, o mesmo motor do Actros 2651 6x4. O modelo mais vendido dentro da família de pesados da marca alemã. Esse motor conta com caixa manual GO-210, de ônibus urbano da Mercedes-Benz por causa da relação mais curta. Mais interessante, portanto, para o caminhão que vai trabalhar com até 3.600 rotações por minuto.
De acordo com o engenheiro de motores da equipe, Lucas Squaiella, para a temporada 2023 a engenharia retrabalhou chassi, suspensão, dimensões e cabine. Tudo com o objetivo de trazer mais equilíbrio ao caminhão. "O regulamento impõe um peso mínimo. Mas conseguimos eliminar alguns quilos, por exemplo, na traseira, e redistribuir o peso de forma favorável. Com isso, buscamos equalizar o caminhão para a pista", explica Squaiella.
Caio Castro e Bia Figueiredo disputarão Copa Truck 2023
A ASG Motorsport estreia com equipe formada por sete pilotos. Além do veterano Roberval Andrade, campeão da Copa Truck de 2018, há os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que estão no time desde o ano passado.
Como novidade nesta temporada está o piloto Caio Castro, que há 19 anos participa de campeonatos de automobilismo, com passagem pela Porsche Cup. Além dele, Bia Figueiredo, que tem no currículo passagem pela Fórmula Indy e pela Stock Car, faz sua estreia nos brutos. A equipe conta ainda com dois novos integrantes: Raphael Abbate e Luiz Lopes.
Para Bia Figueiredo estar na Copa Truck é mudar de tribo. Afinal, são modos de condução distintos ao carro. Da posição de dirigir à frenagem, além do peso muito maior. "Porém, trata-se do veículo mais potente que eu estou guiando. E por isso será bem desafiador", aponta.
Do mesmo modo, Caio Castro diz que teve de virar a chave. "São modos de direção completamente diferentes. Com frenagens progressivas, ao contrário das imediatas e bruscas. Além de retomadas também progressivas. Será uma temporada de aprendizados. E até por isso quero me dedicar em tempo integral a esse novo projeto", explica o piloto e ator.
O Estradão está no Instagram, confira!